Faleceu na manhã desta sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019, o francisquense Aselzenir Cardozo, mais conhecido como “Pastor”, da Fábrica de Bebidas Cardozano.

O corpo está sendo velado na Igreja Presbiteriana, no centro de Barra de São Francisco, e o enterro será as 18:00 no cemitério local.

Casado com Dona Raimunda, Aselzenir teve quatro filhos, Carlos, que hoje é o responsável pela Fábrica de Bebidas, o médico Alceuleir Cardoso, Marcos, que mora em Vitória e Huander Cleidy, conhecido como Boff e que se tornou vereador em Barra de São Francisco.

Hoje o dia amanheceu muito triste pra mim e para os meus familiares. Infelizmente o meu pai Aselzenir Cardoso vencido pela batalha da vida. Sei que nosso tempo é determinado e escrito no livro da vida pelo autor da vida, e hoje foi o dia em que o senhor determinou para chamar o meu pai para ir morar na eternidade. Nesta hora de dor, quero expressar a minha gratidão a Deus por permitir ter convivido com meu pai, os meus 45 anos de vida dos 79 anos de vida dele aqui na terra. Vai-se uma vida e fica um legado, uma família, uma vida de boas lembranças. Obrigado meu Deus por tudo. Convicto de que pude fazer o melhor para o senhor meu pai em vida, vai em paz e que o senhor nosso deus lhe dê um descanso na eternidade com ele”, comentou o vereador em seu perfil do Facebook.

História

Há mais de 60 anos era iniciada em Barra de São Francisco a história de uma atividade que hoje está limitada em nosso estado à não mais de três indústrias, o fabrico de bebidas alcoólicas.

A atividade foi iniciada pelo patriarca da família o Sr. Aselzenir Cardozo, conhecido na região carinhosamente como Pastor.

Seu Pastor ou por outros conhecido como “Pastor Tranca Rua”, denominação derivada do local onde se instalou a primeira fábrica, que desde cedo começou a participar das atividades como ajudante, galgando todos os postos dentro da pequena indústria chegando até a de “fabricador” de bebidas.

Novas tecnologias e sabores foram sendo desenvolvidas pelo” “seu Pastor”. A fábrica hoje é administrada pelo filho Carlos.