A maior parte dos deputados federais eleitos pelo Espírito Santo é a favor do projeto de lei do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, que prevê alterações em pontos do Código Penal, do Código de Processo Penal, além da Lei de Crimes Hediondos e da Lei eleitoral..

Da bancada capixaba, seis dos nove deputados ouvidos pela reportagem se manifestaram favoráveis ao projeto apresentado pelo ministro. São eles: Soraya Manato (PSL), Lauriete Rodrigues (PR), Sérgio Vidigal (PDT), Felipe Rigoni (PSB), Da Vitória (PPS) e Evair de Melo (PP).

A proposta será encaminhada à Câmara dos Deputados para votação, que ainda não tem data prevista.

Apesar de favorável, o deputado Felipe Rigoni disse que alguns pontos da proposta devem ser analisados com cautela, como exemplo, o parlamentar citou a definição do termo ‘legítima defesa’, que dá ampla margem à interpretação, principalmente sobre os conflitos armados, que de acordo com o deputado, fazem parte do cotidiano dos policiais militares. O deputado Sérgio Vidigal, também favorável à proposta, esclareceu que ainda não teve acesso a cópia do projeto, por isso não pode falar sobre a apresentação de emendas.

Já os deputados Helder Salomão (PT), Norma Ayub (DEM) e Ted Conti (PSB) disseram que vão analisar a proposta de forma mais aprofundada e se manifestarão em momento oportuno. A reportagem não conseguiu contato com a assessoria de imprensa do deputado Amaro Neto (PRB).