Nesta Terça-feira (05/02/2019), os trabalhadores de Barra de São Francisco acordaram com o belo barulho da chuva que chegou bem cedo pela cidade.

Depois de diversas semanas com sol forte e altas temperaturas, uma frente fria, que se deslocou do Sul do Brasil, avança e estaciona sobre o Espírito Santo, o que provoca chuvas e trovoadas, de acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

No Norte do Estado a previsão é de sol entre nuvens e pancadas de chuva com trovoada a tarde e a noite. A chuva pode ser forte em alguns trechos. Durante a semana a previsão é que chova rapidamente pela manhã.

Alerta

A Coordenação de Meteorologia do Incaper emitiu um aviso meteorológico especial. Segundo o Incaper, até a próxima quarta-feira, há um estado de atenção com condições favoráveis para ocorrência de rajadas de vento, raios e granizo em pontos isolados das regiões Sul, Serrana e Noroeste.

Há também um aviso meteorológico emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sobre mau tempo no estado. De acordo com o instituto, há um baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas em 25 municípios do Espírito Santo. O aviso tem validade até às 0h59 de terça-feira (5).

Já o alerta do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPECT/Inpe) abrange todas as cidades capixabas. O aviso detalha que ocorrerão pancadas de chuva ao longo da terça-feira que virão acompanhadas de raios. Localmente, a chuva poderá ser intensa e vir acompanhada de rajadas de vento ou queda de granizo. O aviso tem validade até às 23h59 de terça-feira.

Em caso de situação de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil através do telefone (27) 3194-3652.