Ana Paula Tauceda e Sônia Dionísio — Foto: Divulgação/TRT-ES

As novas dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT-ES), desembargadoras Ana Paula Tauceda Branco (presidente) e Sônia das Dores Dionísio (vice) foram empossadas nesta quinta-feira (17), em Vitória. É a primeira vez que duas mulheres estão à frente da gestão do Tribunal.

As duas foram eleitas por unanimidade no dia 17 de outubro, em sessão administrativa do Pleno, quando compareceram onze dos 12 desembargadores do TRT-ES.

A desembargadora Ana Paula Tauceda Branco irá substituir o atual presidente Mário Ribeiro Cantarino Neto.

Saiba quem são a nova presidente e vice

Ana Paula Tauceda

A desembargadora Ana Paula Tauceda Branco é pernambucana, natural de Recife. Graduada em Direito pela Ufes, é mestre em Direitos e Garantias Constitucionais Fundamentais pelas Faculdades Integradas de Vitória/ES (FDV) e especialista em Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Direito Constitucional do Trabalho pela Faculdade Cândido Mendes de Vitória – Consultime Instituto de Ensino. Atualmente, é professora de Direito do Trabalho nos cursos de pós-graduação da FDV.

Ana Paula Tauceda atuou como advogada por mais de 20 anos e disputou a vaga destinada ao quinto constitucional no TRT-ES. Ela foi nomeada desembargadora em maio de 2012. Foi vice-presidente do TRT-ES no biênio 2013-2014, na gestão do desembargador Marcello Maciel Mancilha.

Sônia Dionísio

Natural da cidade de Trindade, em Goiás, a desembargadora Sônia das Dores Dionísio é graduada em Direito pela UFMG e pós-graduada em Direito Público pela PUC-MG. Tem atualização e especialização em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pelo Centro de Extensão da Faculdade de Direito da UFMG.

Atuou como advogada trabalhista em Minas Gerais de 1988 a 1992 e, em novembro de 1992, tomou posse no cargo de juíza do trabalho do TRT-ES, após concurso de provas e títulos. Atuou na Vara de Afonso Cláudio e na 3ª VT de Vitória.

Como juíza titular, a partir de 1994, esteve à frente das varas de Nova Venécia, Cachoeiro de Itapemirim, 3ª e 11ª de Vitória. Em janeiro de 2018, foi promovida pelo critério de merecimento a desembargadora do TRT-ES, passando a ocupar a vaga decorrente da aposentadoria de Lino Faria Petelinkar.