coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça se tornou o novo comandante-geral da Polícia Militar — Foto: Hélio Filho/Secom

O coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça se tornou o novo comandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santo. A solenidade de troca de comando aconteceu na noite desta sexta-feira (4), no Quartel do Comando-Geral da Corporação, em Maruípe, Vitória.

O evento contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, da vice-governadora Jacqueline Moraes, do secretário de Estado da Segurança Pública, Roberto Sá, além de outras autoridades militares e civis.

Currículo

Coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça é natural de Vitória, onde nasceu em 06 de março de 1974. Ingressou na PMES em 30 de Julho de 1992, e foi declarado Aspirante a Oficial em 09 de dezembro de 1994. Durante a carreira de oficialato, todas as suas promoções aos postos a que ascendeu decorreram de promoção por merecimento.

Formação Acadêmica:

Graduado no Curso de Formação de Oficiais no Espírito Santo (EsFO/ES). Graduado no Curso Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialização lato sensu em Direito Processual Civil pelas Faculdades de Vitória (FDV). Especialização lato sensu em Gestão em Segurança Pública pelas Faculdades Espírito Santenses (FAESA). Diplomado no curso de especialização e preparatório para a carreira da magistratura (EMES).

Principais funções exercidas:

Nas diversas unidades em que serviu exerceu as diversas funções, dentre elas:

– Comandante de Policiamento

– Comandante de Companhias destacadas

– Chefe de Seções de Estado Maior em Unidade Operacional

– Adjunto e Chefe de 2ª Seção – Agência de Inteligência (P/2)

– Chefe de Seções de Análise de Inteligência e Contra inteligência (DINT)

– Coordenador de Operações Policiais Militares (COPOM/CIODES)

– Chefe da 4ª Seção e Subcomandante do 10º BPM

– Gerente de Operações Técnicas da Subsecretaria de Estado de Inteligência

– Comandante do 10º BPM e 6º BPM

– Diretor Adjunto e Diretor de Finanças da PMES