Manter a garrafinha abastecida facilita lembrar que é necessário beber água.

A importância de abastecer o corpo com água vai além de matar a sede. Se hidratar é importante para que todos os órgãos do corpo funcionem adequadamente, o que significa que eles precisam estar abastecidos durante todo o dia. Sentir sede, na verdade, é um sinal do corpo que ele está com falta de água e pode até mesmo, parar de funcionar. É a mesma analogia de um carro sem gasolina. A água, é o nosso combustível, por isso, beber água é extremamente importante para a saúde.

Você provavelmente já deve ter ouvido alguém dizer que é recomendado ingerir pelo menos dois litros de água por dia. Na verdade, a ingestão de água varia de pessoa para pessoa, cada um possui uma necessidade distinta.

Sucos naturais além de serem ricos em água, são boas fontes de vitaminas. 

Segundo pesquisas, dois litros é a quantidade de água que o nosso corpo utiliza ao longo de 24 horas para a transpiração, urina, respiração e outras funções vitais. Mas, isso muda conforme o gasto de água do corpo, um exemplo são em dias mais quentes, ou aquelas pessoas que praticam atividades físicas intensas, que transpiram muito. Nesse sentido, é necessário ingerir cerca de quatro litros de água.

A nutricionista, Marina Uvo explica que é possível realizar um cálculo para compreender o tanto de água que o corpo necessita. “Deve-se multiplicar o valor da ingestão calórica por 1 a 1,5 ml para calcular a necessidade hídrica. Um exemplo é uma pessoa com a dieta de 1500 Kcal ao dia, no caso será necessário ingerir de 1500 a 2250 ml de água, por dia”, explicou.

A especialista também comenta que aqueles que praticam atividades físicas diárias devem se pesar antes e depois do treino. ” A diferença no peso é a quantidade de água que foi perdida é que deve ser ingerida ao longo do dia”.

Ingestão de água durante o dia 

É recomendando que a pessoa ande sempre com uma garrafinha de água e a mantenha abastecida, assim facilita lembrar que precisa beber água ao longo do dia.

– Água deve ser ingerida até 20 minutos antes das refeições;

– Após as refeições leves pode-se tomar água com intervalo de 40 a 60 minutos;

– Após almoço ou jantar é recomendado aguardar de 60 a 120 minutos;

– O tempo de espera após a refeição varia quando ingerimos alimentos mais leves como peixes e frutas ou mais pesados como carnes vermelhas, laticínios e gorduras;

– Vale lembrar que a água também pode ser consumida através de sucos, água de coco, chás, sopas e leite.