Foto: Paulo Cordeiro/ TV Gazeta

Por Naiara Arpini, G1 ES

Uma mecha branca em meio ao cabelo preto foi o suficiente para transformar o nascimento da pequena Hellen Sophia em uma verdadeira atração na Maternidade Pró-Matre, em Vitória. Portadora de piebaldismo, condição genética que causa uma desordem na produção da melanina, ela tem atraído enfermeiras e médicos curiosos ao quarto onde está com a mãe.

Hellen nasceu na terça-feira (22) e encantou a equipe médica ao chegar ao mundo com uma mecha de cabelo totalmente branca.

Apesar de a característica marcante da criança ter chamado a atenção de funcionários do hospital, ela não surpreendeu a família. Isso, porque o pai da menina e outros familiares também apresentam essa condição, que é hereditária.

Eu já imaginava, porque o pai dela também tem no cabelo, na sobrancelha, nos braços e nas pernas também”, disse a mãe da menina, a auxiliar de serviços gerais Neila de Souza.

A mãe Neila com a pequena Hellen ainda no hospital — Foto: Paulo Cordeiro/TV Gazeta
A mãe Neila com a pequena Hellen ainda no hospital — Foto: Paulo Cordeiro/TV Gazeta

Além do pai, o bisavô, uma tia e outros parentes da criança apresentam a mesma característica. Orgulhoso, o pai de primeira viagem conta que ficou feliz com a chegada de um bebê com o cabelo parecido.

A gente não consegue nem descrever a emoção, fiquei encantado com ela, é igual a mim”, disse o estagiário de direito Carlos Vinícius Ferreira.

Agora, o casal curte a “fama” da pequena, que deve ter alta ainda nesta quinta-feira (24). “O pessoal do hospital ficou comentando, logo a notícia se espalhou. De vez em quando vem uma enfermeira aqui dar uma olhadinha”, disse o pai.

Carlos, pai de Hellen, também tem piebaldismo — Foto: Paulo Cordeiro/TV Gazeta
Carlos, pai de Hellen, também tem piebaldismo — Foto: Paulo Cordeiro/TV Gazeta

Piebaldismo

A dermatologista Thais Rigoni explica que o piebaldismo é um raro distúrbio de pigmentação por falta de melanina, mas que não deve gerar preocupação.

Não é doença, é uma condição genética que não tem gravidade nenhuma, é só um motivo estético. E, portanto, não é feito nada”, explicou.

Segundo ela, quando a mancha aparece em outros locais do corpo, como braços, pode exigir um cuidado maior com a proteção da pele, através do uso de bloqueador solar.

Nesse caso, o corpo também apresenta menos melanina na pele, e não só no pelo”, disse.

Hellen nasceu com uma mecha de cabelo branca — Foto: Paulo Cordeiro/TV Gazeta
Hellen nasceu com uma mecha de cabelo branca — Foto: Paulo Cordeiro/TV Gazeta