O 11º Batalhão da Polícia Militar divulgou, nesta segunda-feira (07), os resultados alcançados pela unidade operacional em 2018. Os dados compreendem os municípios de Barra de São Francisco, Água Doce do Norte, Ecoporanga, Águia Branca e Mantenópolis.

Durante o ano de 2018, os policiais militares do 11º BPM atenderam 14.736 ocorrências; apreenderam 97 armas de fogo, 566 munições, 910 gramas de crack, 13.800 gramas de maconha; recuperaram 67 veículos com restrição de furto/roubo; abordaram 45.815 pessoas e cumpriram 143 mandados de busca e apreensão/prisão. Foram realizadas 8.493 operações policiais como fiscalizações e cercos táticos, significando um aumento de 53% em relação ao ano anterior.

Reduções importantes também foram observadas quando comparadas ao mesmo período de 2017. Foi registrada a redução de 60% de roubos de veículos, 11% de roubo a pessoa em via pública, 16% de diminuição dos crimes de furtos e roubos, sendo que a estabelecimentos comerciais a redução foi de 36%.

Com relação ao papel social da Unidade, no último ano, 422 alunos foram formados pelo Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (Proerd); 7.000 mudas de árvores foram plantadas através do projeto SOS Nascentes; aproximadamente 70 crianças foram atendidas pelo programa Bom de Bola, Bom na Escola; 200 atendimentos de visitas tranquilizadoras foram realizados pela Patrulha Maria da Penha; 43 cestas básicas foram entregues a famílias carentes por meio do programa Mãos Solidárias; além de outras campanhas, como de doação de agasalhos e brinquedos para famílias e crianças carentes e as palestras educativas realizadas em escolas e empresas privadas.

Comandante do 11º Batalhão, tenente-coronel Luciano Silva Suave

Em 2018, o comando do 11º BPM realizou diversas reuniões com representantes de órgãos municipais e estaduais com o intuito de iniciar a operação Praça de Todos. “A meta é revitalizar a praça municipal Senador Atílio Vivacqua, localizada no Centro de Barra de São Francisco, a fim de que ela se torne um local de convivência para a comunidade”, destacou o comandante do 11º Batalhão, tenente-coronel Luciano Silva Suave.

Os resultados alcançados pela unidade operacional indicam que as metas estabelecidas no início de 2018 foram alcançadas: “No ano que se inicia, os nossos esforços serão concentrados em reduzir ainda mais esses índices, com foco nos crimes de homicídio e furto e roubo, proporcionando a todos os munícipes que residem nas áreas que são atendidas pelo 11º BPM uma maior sensação de segurança”, finalizou o tenente-coronel Luciano.