Os usuários do Sistema Único de Saúde já podem se cadastrar no Portal SUS para receber mensagens via SMS avisando sobre a data e o horário do agendamento de consultas ou exames. Esse novo serviço foi resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).

Para fazer o cadastro, é preciso digitar o número do cartão SUS e preencher as letras que aparecem na tela da primeira página do portal. Em seguida, é necessário informar o CPF e o número do telefone celular. O sistema exigirá que o telefone móvel seja validado, informando um código de validação de quatro algarismos por SMS. Esse código, enviado para o celular informado, deverá ser digitado no Portal SUS para o telefone ser validado. Com sete dias de antecedência da consulta ou exame, é enviado um SMS para o usuário se deslocar à Unidade Básica de Saúde (UBS), onde recebeu o primeiro atendimento.

No local, o cidadão recebe uma guia de encaminhamento que informa onde será a consulta ou o exame, além dos procedimentos para a efetivação de ambos. Com esse documento, o usuário pode se dirigir ao prestador SUS indicado (hospitais públicos, conveniados ou da rede privada) para ser atendido.

“Para esse serviço ser disponibilizado, foi desenvolvido um software que permite reconhecer o CPF e o número do telefone celular do cidadão. A ferramenta também possibilita o envio de mensagem, informando a data e o horário da consulta ou do exame”, destaca o analista de Tecnologia da Informação do Prodest, Vinícius de Freitas Soares.