O advogado Raony Fonseca Scheffer Pereira foi o primeiro a registrar e laçar oficialmente sua chapa, a no 01, intitulada “OAB INDEPENDENTE, ADVOGADO VALORIZADO”, para concorrer à eleição para diretoria da 5ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), no triênio 2019/2021. O registro de inscrição da chapa ocorreu em 11 de outubro de 2018, e tem como membros: Raony Fonseca Scheffer Pereira (Presidente), Jones Madson Telles (Vice-Presidente), Jonderson de Almeida Garcia (Secretário-Geral), Eduardo dos Santos Aggum Capettini (Secretário-Adjunto) e Leandra Paiva de Souza (Tesoureira).

A chapa é composta por representantes de todas as comarcas que compõem a 5ª Subseção: RAONY SCHEFFER representando Barra de São Francisco, JONES TELLES representando Ecoporanga, JONDERSON GARCIA representando Águia Branca e LEANDRA PAIVA representando Água Doce do Norte. O grupo de Raony ainda conta com dois candidatos da região ao cargo de conselheiro estadual: o ex-presidente da 5ª Subseção Mauly Martins da Silva, de Barra de São Francisco, e o advogado Welder Ramos Pinto, de Ecoporanga.

Na última quinta-feira (25/10), num cerimonial em Barra de São Francisco, ocorreu o lançamento de campanha da chapa. O evento contou com a presença de vários apoiadores da advocacia da 5ª Subseção.

À reportagem, o candidato disse que a advocacia tem recebido os primeiros dias de campanha muito bem. “Sinto que os colegas reconhecem todo o trabalho que realizamos ao longo dos últimos 34 meses. Tivemos muitas conquistas importantes: alcançamos diversas melhorias para a sede e as salas de apoio, buscamos o constante fortalecimento e a valorização da classe, promovemos a interiorização da OAB-ES e da Escola Superior de Advocacia (ESA), defendemos intransigentemente as nossas prerrogativas, demos especial atenção aos advogados em início de carreira”, exemplificou Raony Scheffer.

O candidato reforçou a expectativa para a chapa. “Registramos a chapa com antecedência e lançamos a nossa campanha primeiro. A receptividade dos colegas advogados e advogadas é excelente, porque temos trabalho demonstrado e muito mais a realizar. Somos a Subseção que mais avançou em todo o Estado. Temos membros de chapa de todas as cidades que integram a 5ª Subseção, e isso é muito importante para fazermos um trabalho democrático, igualitário e plural que atenda a todos os anseios da classe, sem qualquer discriminação ou projetos pessoais”, disse.

O atual presidente da 5ª Subseção da OAB-ES lembrou ainda que, em relação ao que foi recebido em 1º de janeiro de 2016, a OAB está em “outro nível”. “Durante nossas visitas, além de fazer essa prestação de contas, temos a oportunidade de apresentar para a advocacia da região os projetos futuros para a 5ª Subseção da OAB-ES e, também, ouvir deles sugestões para o próximo triênio”, completou o advogado.

O trabalho desenvolvido por Raony Scheffer tem sido reconhecido por toda a advocacia capixaba e foi parabenizado por todos que se encontravam no evento.

Em seu discurso, o ex-presidente JALTAIR RODRIGUES DE OLIVEIRA [que administrou a 5ª Subseção por cinco mandatos consecutivos], sucedido pelo ex-presidente Mauly Martins da Silva [que exerceu dois mandatos seguidos], emocionado disse que ele e Mauly foram os responsáveis pelo lançamento do nome de Raony como candidato à presidência da 5ª Subseção na última eleição da OAB, e que foram muito felizes na escolha.

Raony fez um brilhante trabalho para a classe e avançou muito em relação às gestões anteriores, de forma incomparável. O que nós não conseguimos fazer em 21 anos, Raony fez em 3 anos. Eu não tenho dúvidas de que ele é a melhor escolha para continuarmos avançando”, reconheceu o ex-presidente Jaltair.

O vice-presidente JONES TELLES afirmou que todos os compromissos assumidos por Raony com Ecoporanga foram honrados, e que ele e seus colegas se encontram muito satisfeitos com a sua gestão.

Nosso presidente Raony sempre esteve presente e apoiou todas as reivindicações dos advogados ecoporanguenses. Ele ampliou e modernizou as salas de apoio aos advogados, trouxe mobílias novas, computadores, impressoras, internet, etc.. Implantou a antena da AASP em Ecoporanga, para transmissão de cursos e palestras telepresenciais. Participou de várias reuniões com a classe buscando melhorias na prestação dos serviços jurisdicionais. Juntamente regularizamos e organizamos a lista dos advogados dativos e suas nomeações. Batalhamos incansavelmente para manter um juiz exclusivo para Ecoporanga, dada o tamanho da comarca e a quantidade de processos. Agimos intransigentemente na defesa das prerrogativas dos nossos colegas de profissão. Enfim, Raony em momento algum deixou de estar ao lado da classe. Por isso temos a certeza de que a sua continuidade frente à 5a subseção irá nos beneficiar e fortalecer ainda mais, pois ele sempre honrou com seus compromissos, sempre teve pensamento coletivo, sempre esteve aberto ao diálogo e compartilhamento de ideias, nunca agiu com individualidade em suas tomadas de decisões, provando que está preparado para continuar defendendo a nossa classe em busca dias melhores para a advocacia”, declarou o vice-presidente Jones.

MAULY MARTINS DA SILVA, não pôde comparecer ao evento em razão de problemas de saúde mas se fez representar por sua esposa [Neuza Fernandes Martins], afirmou à redação do SiteBarra que segue apoiando RAONY SCHEFFER e sua chapa, em homenagem ao excelente trabalho desenvolvido nos últimos anos, e que a OAB deve continuar avançando sob a direção de pessoas comprometidas, inteligentes e responsáveis. Mauly concorre ao cargo de Conselheiro Estadual da OAB-ES, n chapa apoiada por Raony.

O também candidato à vaga de Conselheiro Estadual, WELDER RAMOS PINTO, declarou apoio incondicional à chapa liderada por Raony Scheffer.

É com muita alegria que nós advogados de Ecoporanga apoiamos a chapa 01 para a 5a subseção e também a chapa 01 para a OAB estadual, que desta vez destinou duas vagas de conselheiro para a 5ª Subseção, uma para Barra de São Francisco, outra para Ecoporanga. A vaga para o conselho estadual significa a continuidade da interiorização da OAB, reflete a força do advogado do interior, que nos últimos anos percebe de forma clara a atuação da Ordem cada vez mais perto. Muito me honra integrar a chapa 01 do presidente Ricardo Brum, principalmente por ter sido escolhido para o conselho de forma democrática pela advocacia de Ecoporanga. Pela interiorização da OAB, pelo fortalecimento e valorização da advocacia, e pela incansável defesa de nossas prerrogativas, eu apoio Raony Scheffer e sigo com Ricardo Brum”, defendeu Welder.

No evento também foi lançada na região a campanha da chapa estadual “INOVA e AVANÇA”, que tem como candidato ao cargo de Presidente da OAB estadual o advogado RICARDO BRUM, atual Secretário-Geral da OAB-ES, que se fez presente juntamente com a candidata à Presidência da Caixa de Assistência aos Advogados do Espírito Santo (CAAES), Santuzza da Costa Pereira (primeira mulher candidata à presidência da CAAES), e o candidato á conselheiro estadual Isaac Pandolfi.

Ricardo e Santuzza também elogiaram muito o trabalho de Raony Scheffer frente à 5ª Subseção.

Ricardo afirmou que Raony tem sido um grande parceiro da Seccional no processo de interiorização da OAB-ES; que Raony trabalha com muita garra, determinação e inteligência na defesa dos interesses coletivos da classe; que Raony é muito responsável no que faz.

Nós estamos construindo uma caminhada participativa e que tem como premissa a transformação de uma realidade que não é fácil, não é simples. A advocacia hoje enfrenta dificuldades e é preciso promover uma gestão que olhe pela classe e que busque soluções inteligentes. Nós propomos isso. Com responsabilidade, planejamento e muito trabalho, vamos lutar por uma OAB mais forte e atuante.” declarou Ricardo.

Santuzza disse que quer trabalhar em parceria com Raony, e já se comprometeu com ele em outras reuniões a fortalecer e valorizar a 5ª Subseção.

Nós, Eu, Ricardo e Raony, queremos dar uma atenção especial ao interior. Para isso precisamos de pessoas batalhadoras, comprometidas e quem têm projetos. Já conversei com Ricardo, conversei com Raony. Sabemos das necessidades do interior e vamos trabalhar juntos para trazer benefícios para todos”, comprometeu-se Santuzza.

A chapa regional “OAB INDEPENDENTE, ADVOGADO VALORIZADO”, encabeçada por Raony Scheffer, apoia a chapa estadual “INOVA E AVANÇA”, liberada por Ricardo Brum.

Segundo Raony é requisito essencial conhecer a OAB para presidi-la.

Ricardo não é nenhum aventureiro. A OAB-ES o conhece há muito tempo e ele conhece a realidade da OAB-ES, por completo. Ele foi presidente da Comissão de Sociedade de Advogados (2010 a 2012), presidiu a Comissão de Orçamento e Contas (2013 a 2015) e atualmente exerce o cargo de Secretário-Geral da OAB-ES (2016 a 2018). Ricardo não é só um grande líder, é um verdadeiro gestor. É ele o grande mentor e responsável pelo processo de interiorização da OAB-ES que vivenciamos nos últimos 3 anos. Se hoje temos uma nova sede na 5ª Subseção [maior, mais moderna (com rampa de acesso a cadeirantes e elevador, auditório, escritório coletivo, sala de reuniões com literatura disponível, cozinha e recepção ampla), mais próxima ao fórum de Barra de São Francisco], se abrimos salas de apoio aos advogados nos fóruns onde até então não existia, e equipamos todas as salas de apoio (com computadores novos, impressoras, mobílias e internet), devemos isso aos atos de administração de Ricardo. A sua gestão reduziu gastos com pessoal de 53% para 38% do orçamento. Isso permitiu um aumento exponencial na capacidade de investimentos da Ordem, que ampliou a oferta de serviços e estruturas, como novas salas, sedes, equipamentos e projetos de valorização da advocacia capixaba. Ricardo não tem projetos pessoais, ele tem planejamento e ações estratégicas, e quer continuar fortalecendo o papel de suporte e apoio da OAB aos profissionais da classe em todo o Estado. Ele tem representatividade e não promete nada que não possa cumprir”, avalizou Raony Scheffer.

Um dos coordenadores da chapa e atual presidente da CAIC – Comissão de Advogados em Início de Carreira da 5ª Subseção, BRUNO SANTIAGO, afirmou que, depois deste evento, as campanhas vão ser intensificadas para alcançar todos os profissionais do Direito. “Iremos promover eventos e visitar escritórios para levar as nossas propostas aos advogados da 5ª Subseção”, esclareceu Bruno.

Segundo o regulamento e o site da OAB-ES o prazo de inscrição das chapas que irão concorrer às eleições para o triênio 2019/2021 terminou às 18h desta segunda-feira (29).

As chapas para a Seccional são formadas por diretoria, conselheiros estaduais, conselheiros federais, diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados e suplentes. Para as Subseções, são preenchidos os cargos de diretoria e, quando houver, conselheiros.

A votação acontecerá no dia 28 de novembro. O voto é obrigatório para todos os inscritos na OAB.