Os moradores de São Domingos do Norte, região noroeste do Estado, têm sofrido com a falta de chuvas no município. Para além dos comuns problemas causados pela estiagem como a falta de abastecimento de água, a situação do Rio São Domingos, que corta o centro da cidade preocupa os moradores.

Local onde é depositado a maior parte do esgoto da cidade, o Rio São Domingos já não apresenta condições para suportar a vida de peixes e outros animais há anos. Com a falta de chuvas e o baixo nível da água, o mau cheiro toma conta das ruas do entorno e espanta moradores, comerciantes e seus clientes.

O incômodo tem sido tamanho que nem mesmo as limpezas regulares da prefeitura têm dado cabo do problema que, além do mau cheiro, tem espalhado vetores de doenças pela cidade, como mosquitos, ratos e baratas.

Apesar de poder se movimentar na intenção de diminuir o volume ou mesmo retirar totalmente o esgoto e seu lançamento no rio, a prefeitura de São Domingos do Norte dificilmente teria capacidade financeira de arcar com um projeto dessa envergadura, sendo necessária a intervenção dos governos estadual ou federal para isso.