O presidente do Tribunal Regional do Trabalho 17ª Região, Mário Cantarino, garantiu na tarde desta segunda-feira (13), em reunião com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), que não há intenção de extinguir Varas do Trabalho no interior do Estado.

A reunião, a pedido da OAB-ES, aconteceu na sede do TRT, na avenida Beira-Mar, centro de Vitória. Participaram o secretário geral da OAB-ES, Ricardo Brum, o presidente da 5ª Subseção de Barra de São Francisco, Raony Fonseca Scheffer Pereira, e o advogado e procurador municipal adjunto de Barra de São Francisco, Bruno Santiago. Além do desembargador-presidente, também estava no encontro o juiz Roque Messias Calsoni.

Da esquerda para a direita: o secretário geral da OAB-ES, Ricardo Brum, o juiz Roque Calsoni, o presidente do TRT, Mário Cantarino, o presidente da 5ª Subseção, Raony Fonseca e o advogado Bruno Santiago

Nós fizemos essa reunião com a presidência do TRT externando nossa preocupação com as notícias de que seriam extintas Varas do Trabalho do interior. Mas recebemos do desembargador Mário Cantarino a informação de que há um estudo para que se implante tecnologias de videoconferência, mas não há dentro desse estudo qualquer perspectiva de extinção das varas que existem no interior”, explicou Ricardo Brum.

O secretário geral ainda falou sobre a instalação da Vara Itinerante do Trabalho em Barra de São Francisco e Santa Maria de Jetibá: “O desembargador disse ser simpático à ideia e salientou que não havia no olhar dele qualquer impossibilidade de se criar varas itinerantes em Barra de São Francisco (que já existiu) e em Santa Maria de Jetibá”, destacou.

Ricardo Brum ainda anunciou que o presidente do TRT aceitou um convite da OAB-ES: “Para nossa satisfação, o desembargador Cantarino aceitou o convite da Ordem para fazer uma apresentação sobre as perspectivas, a partir da visão do Tribunal, da Justiça do Trabalho nos próximos anos, e a Ordem vai fazer essa agenda para que ele apresente à advocacia esta visão”, disse.

O presidente da 5ª Subseção de Barra de São Francisco, Raony Fonseca Scheffer Pereira, disse que saiu satisfeito do encontro.

Saí muito satisfeito do encontro. A conversa com o desembargador presidente do TRT foi sobre o retorno da Vara Itinerante do Trabalho para Barra de São Francisco. Hoje, a vara titular fica em Nova Venécia, e ele se mostrou muito sensível ao nosso pleito, demonstrando interesse em ajudar a resolver a situação. Pelas suas próprias palavras, ele é simpático ao retorno da vara itinerante, e é defensor da interiorização da Justiça do Trabalho como um todo“, destacou o presidente da Subseção.

Fonte: OAB/ES