Por Ana Julia Chan

Os usuários do WhatsApp foram surpreendidos com mais uma brincadeira que viralizou no aplicativo nesta semana. O conteúdo da mensagem é um emoji de esquilo com as seguintes instruções: “-aperte-no-esquilo”. A expressão tem sido compartilhada em conversas individuais e em grupos.

O mistério do recado é que, ao clicar no esquilinho, ocorre, quase que instantaneamente, o travamento completo da aplicação e, em seguida, solicita-se que ela seja reiniciada. A pegadinha só funciona em aparelhos Android.

Como em tanta outras vezes, a piadinha trata-se de um conjunto de caracteres, mas desta vez, ocultos. O espaço em branco antes do emoji é onde está localizado uma string(sequência de caracteres, geralmente utilizada para representar palavras, frases ou textos) que quando processada durante o pressionamento, faz com que o aplicativo trave.

A novidade não chegou só aqui no Brasil. Segundo o Tech Tudo, a mensagem já estava sendo compartilhada há algumas semanas nos Estados Unidos e na Europa. Agora com o emoji de esquilo e textos em português, caracteriza a brincadeira entre os brasileiros.

Apesar do impedimento da continuação da plataforma, não há com o que se preocupar. Após reiniciar o software, tudo volta a funcionar normalmente. Senhas de acesso, informações pessoais e mensagens trocadas não são acessadas por ninguém, sendo assim, não há risco nenhum para a sua conta.

E você? Foi trollado pelo emoji de esquilo?