Durante o desfile cívico-militar realizado nesta quarta-feira, 23 de maio de 2018, que marcou as comemorações aos 483 anos do município de Vila Velha, o 1° Sargento Anderson Sabará, do 11° Batalhão da Polícia Militar em Barra de São Francisco, foi agraciado com a medalha “Vasco Fernandes Coutinho“, maior honraria da Polícia Militar. A comenda foi entregue pelo Tenente Coronel Luciano Suave, comandante do 11° BPM.

Anderson estava acompanhado de sua esposa, Patrícia Sabará e do amigo Yurie Renato.A solenidade contou com desfiles das tropas da Polícia Militar, Marinha, Exército, Polícia Civil, Bombeiro Militar, Inspetores Penitenciários, Grupo de Desbravadores, Guarda Municipal, além das escolas da rede de ensino de Vila Velha.

Outras autoridades também foram homenageadas com a medalha, tradicionalmente concedida no dia 23 de maio, dia em que é comemorado o aniversário da cidade. A medalha “Vasco Fernandes Coutinho” representa, para a Polícia Militar, um reconhecimento aos militares pelos valiosos serviços ou ações meritórias prestadas à corporação ou à sociedade capixaba. Para as autoridades civis, a homenagem é conferida àqueles que se destacam na vida pública ou tenham prestados serviços considerados de excepcional relevância.

A data de 23 de maio marca o dia da chegada dos portugueses na Prainha, no ano de 1935, comandados por Vasco Fernandes Coutinho e que resultou na fundação da povoação de Vila Velha. Vasco Fernandes Coutinho foi o primeiro mandatário da Capitania Hereditária do Espírito Santo, responsável pela sua colonização e povoação.

Veja também

Policial francisquense Maber Freitas (Mabim) é homenageado pela câmara de vereadores de Águia Branca

Sargento Anderson Sabará, de Barra de São Francisco, vence o prêmio ‘Capixabas do Ano’

Sargento Anderson Sabará é o Destaque Operacional do da 3ª Cia. do 11º Batalhão da Polícia Militar

Policiais comemoram aniversário de 1 ano da menina que ajudaram salvar a vida em Barra de São Francisco