Após o fechamento dos dados estatísticos referentes ao ano de 2017, o 11º Batalhão da Polícia Militar tem muito que comemorar.

Enquanto houve um aumento de 18,8% no número de homicídios em todo o estado do Espírito Santo e de 24,6% somente na região Norte, ocorreu uma redução de 16,6% em toda a área da Unidade, que corresponde aos municípios de Barra de São Francisco, Água Doce do Norte, Ecoporanga, Águia Branca e Mantenópolis.

De acordo com o Tenente Prates, essa redução se deu devido, principalmente, às ações conjuntas entre Polícia Militar e Polícia Civil, eficiência da polícia ostensiva, elucidação de crimes intencionais letais tentados e consumados pela polícia judiciária e denúncias realizadas pela população.

Além disso, de 12.118 atendimentos realizados pela polícia militar no ano de 2017, 5.567 atendimentos foram por meio de Operações executadas por iniciativa própria.

Outro dado que demonstra o compromisso da tropa lotada no 11º BPM com a segurança pública da região, é relacionado ao número de pessoas e veículos abordados. Somente no ano passado 17.603 pessoas e 21.089 veículos, dentre automóveis, motocicletas, táxis e ônibus foram abordados nos cinco municípios da Unidade. Como resultado desse número de abordagens, 71 veículos foram recuperados no decorrer do ano, um aumento significativo quando comparado a 2016, onde 48 veículos foram recuperados e devolvidos a seus donos em toda a área do Batalhão.

Desde março de 2017, o 11º BPM é comandado pelo Tenente Coronel Luciano Silva Suave. Dentro das políticas desenvolvidas pelo Batalhão estão diversas ações sociais que visam aproximar a comunidade da Polícia Militar como o Programa SOS Nascentes, Proerd, “Projeto Bom de Bola, Bom na Escola”, Patrulha Maria da Penha, Patrulha da Comunidade, Palestras sobre Segurança Pública e Trânsito, organização de eventos esportivos e outras iniciativas de arrecadação e doação de roupas, alimentos e brinquedos para famílias que necessitem.

O Major Herivelton Amaral Rodrigues, que, atualmente, está respondendo pelo comando do Batalhão, se sentiu gratificado com os resultados alcançados e disse que continuará trabalhando para que esses os índices sejam ainda melhores em 2018 e a comunidade se sinta mais próxima da Polícia Militar do Espírito Santo.