Fecomércio acredita que vendas neste fim de ano serão melhores (Foto: Daniel Henrique / SiteBarra)

O empresário do comércio varejista está mais confiante para as vendas do Natal 2017, segundo a Fecomércio-ES, que estima uma alta de 2,3% no consumo no comércio varejista.

Essa alta vai representar um faturamento real em torno de R$ 2,7 bilhões, depois de dois anos consecutivos de perdas (em 2016 a queda registrada foi de 7,9% e em 2015 a queda foi de 10,4% em relação ao ano anterior).

Em Barra de São Francisco e Ecoporanga, a CDL – Câmara de Diretores Lojistas, investiu em campanha de fim de ano para impulsionar as vendas no comércio.

Nos dois municípios há registros de aumento de vendas no período e uma grande procura por estabelecimentos que participam de campanhas e sorteios no fim de ano.

Saiba mais sobre a campanha da CDL

Campanha de Natal 2017 da CDL impulsionou as vendas em Barra de São Francisco e Ecoporanga. (Foto: Daniel Henrique / SiteBarra)

Contratações temporárias

Em relação às contratações temporárias, a previsão é de criação de 5 mil empregos temporários até o fim do ano.

Desse resultado, aproximadamente 1.500 trabalhadores, ou 30% dos ocupantes das vagas temporárias podem ser efetivados para o ano que vem.

Um somatório de fatores influenciou a expectativa mais otimista para as vendas do Natal desse ano. Entre elas está o mercado de trabalho do Espírito Santo que movimentou cerca de R$ 3,5 bilhões em salários no terceiro trimestre de 2017. Esse número é 5,5% maior que o registrado para o mesmo trimestre em 2016, representando R$ 184 milhões a mais em circulação na economia do Estado.

Contratação de temporário também será melhor neste fim de ano. Foto: Daniel Henrique / SiteBarra

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua – Trimestral), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além disso, a queda da inflação no país e no Estado refletiu em itens típicos consumidos nessa época festiva. Nos últimos 12 meses no IPCA medido, recuos significativos ocorreram nesses itens, que se destacaram mostrando deflação como, por exemplo:

  • Alimentação no domicílio (-5,92%);
  • Eletrodomésticos e Equipamentos (-5,77%);
  • TV, som e informática (-7,28%);
  • Aparelhos telefônicos, incluindo celulares, (-7,06%);
  • Brinquedos (-0,99%).

Por outro lado, o vestuário (+3,79%) e as passagens de ônibus intermunicipais (+6,67%) e aéreas (+32,74%) tiveram a inflação mais expressiva. Contribuiu também para a percepção mais positiva quanto às vendas no fim de ano a redução da taxa de juros.

Ainda nesse contexto, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) mostrou melhoria nas expectativas para os próximos meses, o que está animando os comerciantes. Quando questionados sobre a expectativa de contratação de funcionários, 71,2% afirmaram que pretendem aumentar o quadro de funcionários para os próximos meses.

Ótica São Paulo, Barra de São Francisco, participante da Campanha NatalBarra 2017 (Foto: Daniel Henrique / SiteBarra)

A avaliação é que, à medida que a confiança dos empresários aumente, eles estarão mais dispostos a investir e contratar.

Devido ao apelo emocional da data, as pessoas não deverão deixar de presentear. No entanto, é esperado que o consumidor opte por presentes de valores mais acessíveis e o valor desembolsado deverá ficar entre R$ 80 a R$ 120. Os segmentos que registram maior movimento no período são os de vestuário, brinquedos, eletroeletrônicos e telefonia celular.

Lojas participantes da promoção da CDL