Gestores municipais e estaduais reuniram-se com a coordenação da equipe técnica do Plano de Desenvolvimento Urbano e Integrado (PDUI) a fim de discutir programas e ações de Mobilidade Urbana que integram o Plano de Ação do PDUI da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV). A reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira (27), no auditório do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Segundo a informação, no primeiro momento da reunião, o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Romeu Scheibe Neto, apresentou o Programa Voluntário de Monitoramento Logístico de Rochas Ornamentais, um projeto ainda em fase de estudos e que deve ser implementado no Estado com o objetivo de fiscalizar veículos de grande porte que trafegam pelas vias estaduais e federais no Estado.

Se aplicado, um  plano desta natureza poderá pelo menos reduzir a destruição de vias em todo o Espírito Santo nos locais onde há intensa destruição ambiental e econômica com a exploração de mármore e granito.  É o caso das  condições físicas da rodovia ES-080, no trecho que liga os municípios de Barra de São Francisco e Água Doce do Norte, denunciado na Assembleia Legislativa.

Participaram a  diretora-presidente do IJSN e presidente do Comdevit, Gabriela Lacerda, o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES), Romeu Scheibe Neto, além de representantes dos municípios de Cariacica, Guarapari, Viana, Vila Velha e Vitória e do Departamento de Estradas e Rodagem do Estado (DER-ES).