Uma equipe formada por alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), do campus Colatina, foi campeã em três modalidades de duas importantes competições estudantis de robótica da América Latina. Os eventos aconteceram no período de 9 a 11 de novembro, em Curitiba.

Os alunos foram premiados pela XVI Competição Latino-Americana de Robótica e XV Competição Brasileira de Robótica de 2017 (LARC / CBR 2017).

Nelas, equipes de estudantes e pesquisadores de várias partes do Brasil e da América Latina competiram entre si enfrentando desafios de simulação de futebol 2D, robôs de serviço, logística, robôs de educação, robôs de resgate e robôs velocistas.

A equipe de Colatina participou de quatro categorias, ficando em 1º lugar em três delas: CoSpace Rescue Secondary (em que disputaram contra cinco equipes), Futebol 2D (contra sete concorrentes) e Humanoide Robot Racing (contra oito equipes concorrentes).

Além dos certificados e troféus, as equipes de Fubetol 2D e Cospace ganharam uma vaga para representar o Brasil no campeonato mundial que acontecerá no Canadá em 2018.

Nesta segunda-feira (13), foram recebidos em Colatina como verdadeiros campeões. O professor Renan Osório Rios, coordenador do projeto de robótica, comemora: “A maior vitória dos alunos que fazem parte da equipe de robótica Asimov está no caminho de estudos percorrido durante o ano até chegar ao campeonato, os bons resultados se tornam consequência deste trabalho”, disse.

No ano passado, a mesma equipe foi campeã na categoria SEK e na Futebol 2D.

Um dos robôs da equipe que competiu no evento (Foto: Reprodução/ Facebook)
Um dos robôs da equipe que competiu no evento (Foto: Reprodução/ Facebook)