Por Fabiana Hipólito

Mais uma importante reunião aconteceu na sede da Assoleste nesta segunda-feira, 16 de outubro de 2017, em prol da inclusão de Mantena no Programa Voe Minas de iniciativa do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e da Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop), com a finalidade de promover o desenvolvimento econômico regionalizado.

Somando forças diversas lideranças políticas de Mantena, do Espírito Santo e região, empresários e comunidade estiveram reunidos onde foi exposto todo o programa, as demandas já resolvidas e as alternativas que serão tomadas para que em breve o projeto esteja sendo executado na região.

Estiveram presentes o prefeito de Mantena, João Rufino, grande entusiasta desse programa, Gentil Pereira de São João do Manteninha, Alencar Marim de Barra de São Francisco e o empresário Mauricio Toledo, que colocou a disposição seu empreendimento, o aeródromo, para que possa participar desse programa e sem custo nenhum para o município, nem para o Estado, nem para a empresa, em prol do desenvolvimento de toda a região.

João Rufino destacou a parceria da Assoleste, dos prefeitos e em especial ao Grupo Toledo através do empresário Mauricio Toledo por ter disponibilizado um bem da família a serviço da população.

”Um ato de grandeza, nesse ato de parceria, você Mauricio está preocupado com o desenvolvimento regional, um empresário que mora na nossa cidade, e a alegria com quem você está disponibilizando tempo e um bem seu para a nossa comunidade”, nosso muito obrigado disse Rufino.

Mauricio destacou que é um momento histórico para nossa região. ”Um projeto não de Mantena somente, mas de nível regional. É necessário que os municípios venham a aderir, unir e apoiar, mais que isso, a presença do prefeito de Barra de São Francisco é fundamental nesse apoio, mas a população tem que abraçar este programa, os empresários, pois irá contribuir diretamente com o desenvolvimento social e econômico de nossa região. Estou dando minha contribuição para que este programa seja um sucesso”, disse Toledo.

Após as falas dos convidados, a secretária Executiva da Assoleste, Elidamárcia Lana, explanou no slide todo o programa, e informou que está sendo celebrado um termo de cessão de uso entre a Prefeitura de Mantena e o Grupo Toledo, tendo em vista que o aeródromo é privado e precisará se tornar público.

Esse documento será encaminhado e protocolado em Brasília, junto a Secretaria Nacional de Aviação Civil (Snac), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Comando da Aeronáutica (Comaer), onde solicita a alteração do cadastro do aeródromo de privado para público, permitindo que a Prefeitura utilize-o para fins do Programa Voe Minas Gerais, conforme determina a legislação vigente, em especial o Código Brasileiro de Aeronáutica.

Por isso será necessário o empenho e a união de forças de todos os Deputados Federais Mineiros e Capixabas, Senadores, e para que essa regularização seja feita o mais rápido possível, incluindo em tempo recorde a inclusão de Mantena no Programa e em breve todos poderão usufruir dos vôos até a capital mineira.

Também estiveram presentes o vice-prefeito Luiz Garcia (Mantena), Marcos (São João do Manteninha), Denilson (Barra de São Francisco), representantes do SindiRochas, ANPO, Poder Legislativo, Policia Militar, CDL de Mantena, Barra de São Francisco e Ecoporanga, Comsep, secretários municipais, representantes de agências bancárias, pastores e comunidade.