Uma suspeita de existência de uma “máfia das consultas”, com fraudes ao sistema público de saúde, foi denunciada nesta terça-feira (24) ao Ministério Público Estadual de Água Doce do Norte pela vereadora Alcione Cristina Fernandes Cunha (PDT), tendo como principal acusado o prefeito Paulo Márcio Leite Ribeiro.

As fraudes estariam sendo cometidas através de médicos, que prestam serviço no município por meio do CIM Noroeste, o Consórcio Público da Região Noroeste, que abrange 13 municípios. O consórcio é presidido pelo prefeito de São Domingos do Norte, Pedro Amarildo Damonte (PMN), o Pedro Pão, tendo Paulo Márcio (DEM), de Água Doce do Norte, com vice-presidente.

A Vereadora Alcione Cristina Fernandes Cunha (PDT), fez a denúncia ao MP.

De acordo com a denúncia, somente na clínica especializada em ortopedia, os documentos apresentados relatam o atendimento a pessoas que não teriam sido realmente atendidas por morarem fora do país ou até mesmo por já terem morrido há mais de 20 anos.

A vereadora pediu a Pedro Pão um relatório dos atendimentos prestados em Água Doce do Norte e, a partir daí, começou a checar a lista de pessoas, supostamente, atendidas. A primeira surpresa foi o número de 460 atendimentos no mês de junho na ortopedia. “Seria, humanamente, impossível isso, com o médico atendendo apenas duas segundas-feiras por mês”, diz a denúncia.

Ao checar a lista de pessoas, supostamente, atendidas, a vereadora disse ter sido surpreendida com a inclusão de nomes de pessoas que já morreram: “Na lista referente ao mês de agosto de 2017 estão os nomes de Aguinaldo de Paula Breta, falecido em 2013, e da senhora Luciana Rita Dias do Carmo, falecida em 23/09/1996”, destacou.

Para a autora do documento, os gestores estariam violando o princípio da boa administração pública, citado no artigo 11 da Lei 8429/92, que define o ato de improbidade administrativa.

O prefeito Paulo Márcio ainda não se manifestou sobre a acusação.

Leia também:

Criança morre em grave acidente com motos em Água Doce do Norte. Socorro dependeu de ambulância de Barra de São Francisco

Governo anuncia retomada de obras de asfalto em Água Doce do Norte