O primeiro grupo com 38 estudantes do Programa de Intercâmbio Sedu embarcou, neste sábado (5), para os países Inglaterra e Chile, para aprimorar o conhecimento na língua inglesa ou espanhola e vivenciar outra cultura.

O embarque para a Inglaterra, com 30 intercambistas, foi às 6h30 e dos oito estudantes que vão para o Chile, às 10h25. Os dois grupos participarão de um curso intensivo de idioma no exterior com duração de três meses.

13920727_840873499347041_6248593651904486489_nEntre os estudantes está a jovem Karina Schneider, que mora em Barra de São Francisco.

Esta é a terceira vez que Barra de São Francisco tem uma semifinalista no Programa. Nas outras duas o Município foi representado pela irmã da Karina, Kelly Schneider.

Durante o programa, os intercambistas morarão com famílias nativas, acostumadas a hospedar adolescentes e jovens estrangeiros, e ainda participarão de passeios turísticos e culturais, para conhecerem e absorverem ao máximo a cultura local.

“Espero adquirir mais conhecimento do que é o mundo, conhecer nova cultura, pessoas novas, ser mais responsável e também levar nossa cultura para outro país”, disse o estudante intercambista David Mariano de Oliveira Junior.

Os outros 62 estudantes selecionados pelo Programa Intercâmbio Sedu estão se preparando para embarcar para o Canadá e Estados Unidos, nas próximas semanas. Neste ano, um total de 100 estudantes vão aproveitar a oportunidade.

Programa de Intercâmbio

O Programa de Intercâmbio Sedu é uma ação realizada desde 2010, que tem como objetivo possibilitar aos estudantes do Centro Estadual de Idiomas (CEI), que possuem bons resultados no curso, a oportunidade de concorrer a vagas de intercâmbio no exterior e aprimorar o idioma. Desde o início, 373 estudantes já participaram do programa.

A maioria dos estudantes que participou do Programa de Intercâmbio já ingressou no ensino superior, outros estão trabalhando como professores e coordenadores de inglês em cursos particulares atuam como intérpretes em feiras internacionais, em agências de intercâmbio, no aeroporto, entre outras atividades nas quais o inglês e ou espanhol foi imprescindível para ingresso.

Centro Estadual de Idiomas

O Governo do Espírito Santo criou o Centro Estadual de Idiomas (CEI), em 2009, para a oferta de língua estrangeira aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual com boas notas e frequência escolar. O objetivo é propiciar a oportunidade de aprendizagem do idioma para uso nas diversas situações em que seu conhecimento é necessário.

As atividades começaram com cursos de inglês em seis unidades no Estado – Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. Em 2012 foi iniciada a oferta de curso de espanhol nas unidades da Grande Vitória. Atualmente, os CEIs atendem 4.260 estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino.