Aula do Pré-Enem Digit@l (Foto: Divulgação/ Secretaria de Educação do ES)

As inscrições do processo seletivo para o Pré-Enem Digital – curso preparatório com aulas e conteúdos digitais – foram abertas nesta quarta-feira (7). São duas mil vagas espalhadas em 41 escolas de 34 cidades do Espírito Santo. O resultado sai no dia 20 de junho.

Os estudantes interessados na vaga devem se inscrever no site da Secretaria de Educação, no ícone Inscrições Pré-Enem Digit@L 2017. Para realizar a inscrição, o aluno precisa ter número de CPF. As inscrições terminam no dia 18 de junho.

O curso é destinado para estudante matriculado na 3ª série do ensino médio regular, dos cursos com duração de três anos e na 4ª série dos cursos com duração de quatro anos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMI), na 2ª e 3ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no CEEJA/NEEJA e já ter concluído as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática referentes ao Ensino Médio ou equivalente a segunda série do ensino médio.

Além disso, ele deve ter média anual igual ou superior a 60,0 pontos referente ao último ano letivo cursado pelo candidato, nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática.

Os estudantes serão selecionados mediantes as notas apresentadas em matemática e português no ano anterior, conforme número de vagas disponíveis para o polo desejado.

Aulas

As aulas presenciais serão dividas em duas etapas: inicialmente com aulas de Matemática e Redação e, a partir do segundo semestre, também serão contempladas as outras áreas do conhecimento.

Também, estão previstos aulões destinados aos cursistas e para os demais estudantes concluintes do Ensino Médio.

Os 34 municípios onde terão os polos presenciais são: Afonso Cláudio, Alegre, Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Guarapari, Itaguaçu, Iúna, Jaguaré, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Muqui, Nova Venécia, Pinheiros, Santa Teresa, São Domingos Do Norte, São Gabriel Da Palha, São Mateus, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova Do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

A relação dos candidatos classificados será divulgada no dia 20 de junho e disponibilizada no site da Sedu, a partir das 15 horas. As aulas terão início no dia 28 de junho.

Pré-Enem Digit@l

O Pré-Enem Digit@l tem uma metodologia que mistura ensino híbrido (presencial e online), em que é oferecido suporte aos alunos, ampliando suas condições de estudo, propiciando ao estudante que, habitualmente, já utiliza conteúdos digitais e ambiente virtual estruturado, a oportunidade de obtenção de um melhor resultado na prova do Enem.

Professores

Para atuar nos polos selecionados, serão contratados professores da rede estadual de ensino, e também de fora, com experiência em curso preparatório para enem/vestibulares.

Os profissionais serão credenciados pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), por meio de edital próprio, que também será publicado no Diário Oficial do Estado, ainda nesta semana.

Os profissionais interessados poderão se inscrever de 12 a 23 de junho, no site da Esesp – www.esesp.es.gov.br.

Pré-Enem Online

Os estudantes do Ensino Médio da rede estadual também já estão se preparando por meio do Pré-Enem Online, com um ambiente virtual de aprendizagem em uma plataforma adaptativa composta por conteúdos digitais em todas as áreas de conhecimento.

São cursos online, disponibilizado no Portal de Cursos do Programa Sedu Digit@l. O acesso é gratuito e funciona 24 horas por dia. Todas as escolas receberam orientações de como cadastrar seus estudantes para que todos tenham acesso.

Por meio da plataforma, os estudantes podem fazer simulados virtuais e estudar os conteúdos com questões baseadas nas últimas provas do Enem e principais vestibulares. O curso preparatório é uma ferramenta voltada para o desenvolvimento dos alunos, visando prepará-los para a vida profissional e auxiliar os que desejam continuar os estudos após o término do Ensino Médio.