O terraço de uma residência situada na A. Prefeito Manoel Gonçalves, próximo à Loja Maçônica Silas Costa Camargo, em Barra de São Francisco, pegou fogo durante a madrugada deste domingo, 26 de fevereiro de 2017.

Segundo informações, a moradora Vani Profiro estava viajando e não havia ninguém no interior da residência.

O fato ocorreu no terraço da residência durante a madrugada e ainda não se sabe se foi um incêndio criminoso. As chamas que se alastraram rapidamente deixando em pânico alguns vizinhos.

A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e um caminhão pipa da prefeitura francisquense foi utilizado para auxiliar os Bombeiros no combate ao incêndio.

Segundo relato de alguns moradores, o Corpo de Bombeiros levou cerca de 40 minutos para chegar ao local, mas para o Coordenador da Defesa Civil de Barra de São Francisco, Renato Pinto Rosa, o Pastor Renato, o pior só não aconteceu porque o Corpo de Bombeiros deu uma resposta rápida.

Pastor Renato fez um relato sobre o incêndio ocorrido em Barra de São Francisco, veja abaixo:

.

Amigos e amigas, Boa tarde!

DEFESA CIVIL: Relato do Incêndio ocorrido hoje em Barra de São Francisco.

Hoje, 26 de fevereiro, às 01h50min da manhã, o Sargento Fernando Paulo, do Corpo de Bombeiros, me ligou informando que estava ocorrendo um incêndio no Município. Raciocinei um instante… Olhei pela janela e vi as chamas, era um incêndio grande a 300 metros da minha casa, na Av. Prefeito Manoel Gonçalves.

Apesar das chamas e da fumaça, avistei as luzes do giroflex do caminhão e vi que os bombeiros já haviam chegado; isso me deu um fôlego. Realizei alguns telefonemas pra solicitar o caminhão pipa da prefeitura. (como medida preventiva os funcionários mantém o tanque sempre cheio d’água).

Depois de algum tempo de trabalho, identificamos que o imóvel era o terraço da casa onde residia uma professora. Isso indicava a enorme quantidade de livros guardados em um dos cômodos, o que facilitou a propagação do fogo.

No momento do incêndio a moradora estava viajando e a residência estava fechada. No incêndio não houve vitimas. Assim que os bombeiros controlaram o fogo, os moradores ficaram mais aliviados do risco do fogo atingir suas residências.

A Prefeitura enviou um segundo caminhão pipa ao local para reabastecer o Caminhão de Combate dos Bombeiros. Foram utilizados cerca de 6 mil litros de água para controlar o incêndio e realizar o rescaldo, segundo o cabo Genuíno, que comandou os bombeiros no local.

Participaram da operação os soldados do Corpo de Bombeiros, Soldado Fuzari e Soldado Stemberg. Estava conosco também o agente da Defesa Civil José de Arimateia, mais conhecido como Albuíno. O trabalho foi finalizado por volta das 06h40min da manhã.

A Defesa Civil retornará ao local juntamente com seu engenheiro para verificar e identificar os danos na estrutura e realizar as recomendações necessárias.

Agradecemos ao belíssimo trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros, agradecemos a Policia Militar, que compareceu ao local oferecendo seu apoio, aos motoristas dos caminhões pipa, aos funcionários municipais de diversos setores que lá estiveram com intuito de ajudar e a todos que fizeram algo positivo para que tudo se resolvesse da melhor forma.

Aos vizinhos que manifestaram sua confiança no nosso trabalho e ofereceram apoio, inclusive oferecendo água e um lanche para os homens que estavam trabalhando. Ocorrências como esta são resolvidas sempre com a colaboração de todos. Todos juntos para o bem comum.

Finalizo agradecendo a boa vontade e ao espírito voluntário do jovem André de Oliveira Marcelino, que passando pelo local se disponibilizou ajudar e passou toda a noite colaborando conosco.

Estamos implantando no município nos próximos dias os Núcleos de Defesa Civil. Estes núcleos serão criados aproveitando pessoas com espírito voluntário e aventureiro que residem em áreas de risco já mapeadas em nosso município. Eles serão qualificados com as condições mínimas para trabalharem preventivamente em sua comunidade local e também para atender, quando for necessário o primeiro atendimento, até chegarem reforços, em caso de alguma emergência de Defesa Civil.

Renato Pinto Rosa
Coordenador Municipal de Defesa Civil
Barra de São Francisco