SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+enivaldo dos anjos e luciano pereira0A manobra política do prefeito de Barra de São Francisco, Luciano Pereira(DEM), pegou muita gente de surpresa.

A primeira matéria publicada pelo SiteBarra, antecipando a queda dos diretores do hospital Dra. Rita de Cássia e Ciretran, de seus respectivos cargos, foi como uma bomba explodindo na cidade. Nos quatro cantos da cidade, não se falava outra coisa. Nesta quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016, os comentários foram ainda maiores depois da confirmação da nomeação do diretor do hospital.

Aliado do governador Paulo Hartung (PMDB), Luciano aproveitou a situação e se deu bem, deixando o deputado estadual Enivaldo dos Anjos(PSD) em uma situação ainda mais delicada.

A investida do deputado, na tentativa de criar um blocão na Assembleia Legislativa, facilitou ainda mais a conversa de Luciano com Paulo Hartung. O governador fez uma investida maior que a do deputado e conseguiu acabar de vez com a tentativa de Enivaldo. Foi o bastante para que fosse declarada a “guerra” entre deputado e governador.

Com o caminho livre, Luciano ganhou de presente todos os cargos do governo do estado, em Barra de São Francisco, Ecoporanga, Mantenópolis, Águia Branca, Água Doce do Norte e Águia Branca. Com isso, muitas mudanças já estão acontecendo, principalmente em cargos de direção.

fabio-184x300Em Barra de São Francisco, por exemplo, para assumir a direção do Hospital Dra. Rita de Cássia no lugar de Antônio Ângelo Moschen, Luciano indicou seu Secretário Municipal de Saúde, Fábio Bastianelle. O SiteBarra já havia antecipado essa decisão de Luciano, que foi confirmada nesta quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016, com a nomeação de Bastianelle publicada no Diário Oficial. Quem deve assumir a saúde do município no lugar dele é Padre Aureliano.

No presídio, a diretora também já foi exonerada. Em seu lugar, Luciano deve indicar alguém que já esteja trabalhando lá. Ainda não foi confirmado o nome, mas ainda essa semana deve ser publicado no Diário Oficial.

Na Ciretran, onde Enivaldo mantinha Gustavo Lacerda, deve assumir outro da confiança de Luciano. Há possibilidade de Moschen assumir, mas também não foi confirmado. Segundo informações, a preferência de Luciano é que Moschen assuma um hospital em Colatina, deixando a vaga da Ciretran para ele indicar alguém de Barra de São Francisco, que possa ajudar mais ainda em sua campanha de reeleição. Um dos possíveis nomes para assumir é o do amigo pessoal de Luciano, Moisés Antônio Martins, que está envolvido em uma denúncia do Ministério Público.

IMG_177xxxNa Superintendência Regional de Educação, Luciano também deve interferir para que um novo superintendente assuma o cargo. Entre os nomes que podem assumir está o do ex-superintendente e atual Secretário Municipal de Educação, Aldair Antônio Rhein. Outros nomes estão na lista, como o da tia de Luciano, Zirene Sordine, que hoje é Secretária Municipal de Ação Social.

Aldair deixou o cargo de superintendente em 19 setembro de 2013. Na época, Aldair Antônio Rhein teve um Processo Administrativo Disciplinar aberto em seu desfavor por indícios de praticar assédio moral contra seus subordinados, colocar servidora em situação de desvio de função, utilizar-se, em atividades particulares, do veículo oficial disponibilizado pela Secretaria.

Zum Zum Zum

Em várias repartições, onde existem funcionários contratados e que foram indicados por políticos, o clima é quase de velório. Muitos comentários, cochichos e especulações sobre as próximas ações do prefeito Luciano.

Manobra vai interferir nas eleições municipais

Essas mudanças vão afetar diretamente o resultado das eleições em Barra de São Francisco e também nas cidades onde Luciano ‘tomou’ as indicações de Enivaldo.

Como o poder de indicar mudando de lado, é provável que muitos aliados do deputado Enivaldo dos Anjos tenham dificuldades em seus municípios, isto porque, a velha política de troca de favores, que ainda reina no estado, ficará mais difícil, já que pouco terão para oferecer.

Por outro lado, os aliados de Luciano Pereira nesses municípios passarão a ter mais força. Com mais cargos ‘na mão’, os aliados se fortalecem e fortalecem também Luciano, que deve ser candidato a deputado em 2018. Se Luciano ajudar na eleição de prefeito e vereadores na cidade, garante o apoio para a próxima eleição.

Nem tudo são flores

Com todas essas mudanças, o prefeito Luciano Pereira e de seus aliados estão ainda mais animados. O único problema é que, na contramão das bonanças, Luciano está denunciado pelo Ministério Público por supostas irregularidades na contratação de máquinas para atender produtores rurais do município.

A justiça já bloqueou os bens do prefeito, do vice e também do amigo de Luciano, Moisés Antônio Martins. Veja aqui.