Por Luciano Guimarães de Freitas



SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+Produtor Cultural Luciano Guimarães_ Presidente Cineclube Eco Social _Projeto Olhares_ Projeto Cine Fuca0Com “Versos e Palavras do Tempo” encerramos as atividades do Circuito Cine Fusca, na Escola Vicente Amaro, Distrito de São Geraldo, em Mantenópolis. A comunidade fez bonito e compareceu em bom número as apresentações.

Estar em Mantenópolis é uma emoção tamanha, pois a cidade é o lar de nossa maior referência ao “cinema de bordas”, o Senhor Manoelzinho, uma pessoa rara, simples e muito especial.

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+IMG_25810Na atividade final deste primeiro circuito não poderia faltar a emoção, o coração pulsando alimentado pelas luzes projetadas no pano branco de tela que já não é mais apenas o branco da tela, está preenchido com as cores que projetam as lembranças de uma simples e alegre Senhora, a Dona Sinhá, a emoção de Chiquito, a alegria de Dorvá e a paixão e leitura de Dona Raquel… aspectos emotivos que marcaram o filme apresentado, “Versos e Palavras do Tempo” filmado em São Geraldo, Distrito de Mantenópolis. Contamos nas apresentações com a presença do Secretário Municipal de Educação e Cultura Denilson Paizante e do Diretor da Escola Vicente Amaro Kelvin Simas.

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+IMG_32910

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+IMG_25800Mesmo em um mês de chuvas, e após mais 2.000 quilômetros circulados de cidade a cidade, tendo iniciado em Águia Branca, passado por Governador Lindenberg, Nova Venécia e Mantenópolis, concluímos as atividades após um mês na estrada e podemos dizer: “foi inesquecível, levaremos lembranças para sempre de tudo que vivemos e aprendemos nestes dias, a cada parada, conversa, fomos ouvindo tão belas histórias e nos embebedando de conhecimento e vivenciando com os pares cada lembrança.

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+IMG_24220Desde Águia Branca, a alegria e irreverência dos irmãos Joãozinho e Celinho, em Governador Lindenberg, a memória lúcida e cheia de histórias de João Casagrande e a simpatia das educadoras Rita de Cássia Dalfior e Sandra Zoppi Pola, a personalidade alegre e sonhadora de Paulo Coradini; em Mantenópolis, a alegria contagiante de Dona Sinhá e a paixão pela vida e história de Dona Raquel. Não há palavras suficientes que descrevam o fascínio que vivemos.

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+IMG_23430

Terminado as apresentações, já acostumados pela estrada, seguimos a cidade vizinha, Cuparaque-MG, e não poderia faltar aventura no final de nossa viagem, a chegada da cidade é uma serra de quase 5km aonde depara-se no início com um “mar de montanhas” alterosas e belas.

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+IMG_25400

Em nossa chegada à noite, diante de uma forte chuva, estrada de chão, barro e pista escorregadia, passamos por apuros para concluir a viagem, encontrando com carros agarrados no barro, e passamos próximos a precipícios nas curvas. Mas com graças do Criador, chegamos a casa da prima Vera e de suas filhas Kevhleen e Layra Lethicia, pessoas especiais e carismáticas, aonde também encontramos com a Tia Dorvalina e o Tio José Miranda, um senhor que mesmo diante da debilitada saúde, possui um brilho singular olhar, que reluz de simplicidade, emoção e fé. APÓS 01 MÊS… DESCANSO MERECIDO!

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+IMG_30340Agora, é preparar-nos para voltar para casa, encontra nosso lar e família, e podemos iniciar o planejamento para o decorrer do primeiro semestre de 2016.

Já temos previstos atividades em Água Doce do Norte, extensão do Projeto Olhares, atividades audiovisuais em Nova Venécia com o Cineclube Bonfim e construindo atividades para Barra de São Francisco. Ainda iremos estudar a elaboração das ações do Cine Fusca para circulação em outros Municípios do Noroeste e Norte, iniciando a partir de Barra de São Francisco, e no Sul do Espírito Santo. Interessados em receber o Projeto, contato pelo e-mail:lucianoprodcultural@gmail.com, assunto CINE FUSCA.

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+IMG_30650

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+IMG_30470Como Produtor e Idealizador do Projeto, quero agradecer a todos que colaboraram e torceram para realização das atividades, sem a ajuda dos parceiros, apoio dos amigos, não seria possível chegar até aqui. Conseguimos vencer os obstáculos e desafios graças a vocês e a graça de um Poder Superior da forma como compreendemos e acreditamos, que nos abençoou ao longo desta Jornada.

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+IMG_32470

AGRADECIMENTOS

Quero agradecer a Deus e em especial, a minha amada mãe, Vera Lúcia Miranda Guimarães, que me acompanhou em todo este circuito. E agradecer aos meus Mestres que me ensinaram a amar ao cinema e ao cineclubismo em especial: Mariza Teixeira , Sáskia Sá, Marcos Valério Guimarães, Tião Xará, Bruno Cabus, Frank Ferreira, João Batista Pimentel,  Felipe Macedo, e tantos outros, entre eles: meu amigo, como pai e mãe, parceiro e irmão, meu Grande Mestre que me inseriu no universo do cineclubismo e do audiovisual, amado amigo Antônio Claudino de Jesus.

Agradecemos a Secretaria de Estado da Cultura, na pessoa do Secretário de Estado João Gualberto, Ana Lúcia, Marcelo Serqueira e Catarina Linhales, que juntamente com os outros membros da equipe na Secult, nos deram todo o apoio, proporcionaram-nos compreensão, e nos preencheram de segurança para seguir e continuar com o Projeto podendo superar os desafios com hombridade, serenidade e transparência.

Agradecemos a Prefeitura Municipal de Águia Branca, na pessoa da Prefeita Ana Carletti Quiuqui e da Diretora de Cultura Amanda Quiuqui; aPrefeitura de Governador Lindenberg na pessoa do Prefeito Paulo Cezar Coradini, da Secretaria de Educação e Cultura Sandra Zoppi Polla e do Diretor de Esportes Osvaldo Prando; a Prefeitura de Mantenópolis na pessoa do Prefeito Maurício e do Secretário de Educação Denilson Paizante e do Diretor da Escola Vicente Amaro Kelvin Simas.

Ao representante de nossa Região no Conselho Nacional de Políticas Públicas para a Cultura, Armando Mecenas, entusiasta e hiperativo culturalmente, apaixonado pelo que faz. E ao Instituto Marlim Azul na pessoa de Beatriz Lindenberg e toda a sua equipe, que por meio do Revelando os Brasis, nos abriu o olhar para as possibilidades, e nos incentivou a não desistir.

A Associação Polonesa de Águia Branca, por meio de seu Presidente Luiz Carlos Cuerci Fedeszen, que sempre nos inspirou a continuar e não desistir; a parceria com a Organização dos Cineclubes Capixabas, que na pessoa deLeonardo Almenara, amigo e parceiro que nos deu todo apoio. O Museu Histórico de Mantenópolis que nos deu toda a força através ao Diretor Clébio Saldanha. E o Cineclube Bonfim de Nova Venécia por onde também passamos neste janeiro, a toda Comunidade e ao parceiro Otamir Carloni.

Agradecemos ao Site Barra em Barra de São Francisco e Digital FM em Governador Lindenberg, Papelaria Tietz em Itaguaçu, que nos deram todo apoio na comunicação e divulgação, é bom ver atividades interessadas em apoiar a cultura e o inter-relacionamento humano, isto nos preenche de felicidade e orgulho de nossa Região e Estado do Espírito Santo.

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+IMG_32450

Nossa gratidão a todos, desculpas se algum nome passou em branco, após 2.000 km rodados direto na estrada, a memória falha um pouco e o cansaço toma conta.

Encerramos com a sensação de dever cumprido, meta alcançada. Mas não iremos parar por aqui, em breve trazemos mais novidades.

Como escreveu Eduardo Galeano:

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+IMG_33060“O Direito de Sonhar é o Papai e Mamãe de todos os direitos”

Então, continuemos sonhando e buscando que nossos sonhos se realizem. Primordialmente, sonhando o sonho comum, de acesso à cultura, de uma sociedade melhor e de qualidade de vida para todos.

VIVA AO CINEMA BRASILEIRO! VIVA AO CINECLUBISMO!

VIVA AO MOVIMENTO CINECLUBISTA NO ESPÍRITO SANTO!

POR UM CINEMA POPULAR BRASILEIRO!

PELOS DIREITOS DO PÚBLICO!

NÓS SOMOS O PÚBLICO!

Mantenópolis, Espírito Santo

28 de janeiro de 2016

funcultura cineclube eco social Foto Geral_Flyer