O município de Barra de São Francisco, está em estado de alerta desde a noite desta quarta-feira (20/01/2016). A cidade é cortada por dois rios e os dois subiram muito. O Rio São Francisco alcançou a marca de 3 metros e transbordou, atingindo parte do bairro Campo Novo. O normal desse rio para esta época é 40 centímetros.

Em novembro, uma chuva rápida deixou moradores em alerta (Veja aqui). Muitos moradores, em sua maioria que não mora em área de risco, achou que o alarme era só pra preocupar a população e que o risco não existia. Menos de dois meses depois, e a chuva mostra que a cidade não está preparada e que uma nova enchente pode causar mais estragos.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Celso Schwab, a praça do bairro está alagada, mas a água ainda não atingiu nenhuma casa. Ele explicou que o rio é pequeno e muito assoreado. Por isso, enche mais rápido.

A água já está recuando, mas a Defesa Civil continua monitorando porque o rio vem de Minas Gerais e se continuar a chover por lá, pode voltar a subir.

Barra de São Francisco ainda é cortada pelo Rio Itaúnas, que também está mais alto. O rio atingiu o nível de 3 metros, mas ainda está no leito e não ameaça transbordar. Mas a situação pode mudar se continuar a chover.

Veja mais notícias sobre a enchente em Barra de São Francisco e região

61 71 81 91 10