AFP

a6a7d470f5d2dd10168c9bcf353c496505c83b42“O maior bruxo” do México, munido de longa barba branca e tarô de Marselha, prevê que para 2016 o magnata Donald Trump fracassará em sua corrida pela presidência dos Estados Unidos e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, vai cair.

“Trump não vei nem chegar a ser candidato pelo partido republicano. Acho que vai acabar se lançando como candidato independente, diz que tem muito dinheiro para pagar sua campanha”, disse Antonio Vázquez Alba, conhecido como o “Bruxo Maior” e que anualmente convoca a imprensa para lançar suas previsões.

No futuro da Venezuela, segundo Vázquez Alba, está caos com violência e o possível fim do chavismo.

“Maduro acabou imaturo. Acredito que este ano seu reinado acaba, mas não sem ter um derramamento de sangue, vão haver muitos confrontos entre a população (…) muitos mortos, muitos problemas. Maduro não vai mais continuar esse ano, mas não acredito que fique vivo”, afirmou.

Para a Europa, o bruxo prevê tentativas de ataques suicidas do Estado Islâmico e para setembro-outubro observa no tarô a eclosão de uma guerra no Oriente Médio como resultado das atuais tensões entre Arábia Saudita e Irã.

E sobre se o líder cubano Fidel Castro continuará vivo em 2016, respondeu com uma gargalhada: “Tem vidente que há 20 anos o mata e ele não morre. Macumba realmente não pega nele”.

Vázquez Alba, que garante ser o “Bruxo Maior” após vencer um duelo mental com seu rival e há 20 anos chama a atenção da imprensa por seu senso de humos e aparência inusitada, com barba e cabelos compridos que lembram um duende.

Vázquez Alba teve alguns acertos, como em 2012, quando previu que Hugo Chávez não resistiria a um câncer, mas também erros notáveis, como falhar na reeleição presidencial de Barack Obama.