DSCN0030  800A Companhia Espirito Santense de Saneamento – CESAN, através do gestor do polo de Nova Venécia,  Helbber Zivianne Contarato, comunica que o fornecimento de água potável da sede do município será racionado ainda mais.

Segundo a companhia, o abastecimento para os moradores do bairro Centro (parte baixa da cidade) será realizado no horário das 07 h às 15 h. Já os moradores dos outros bairros,  situados na parte alta da cidade ( bairro Nova Munique, Ondina e outros) serão abastecidos no horário de 07 as 18:00.

Comunicado

A Agência Estadual de Recursos Hídricos – AGERH, emitiu comunicado declarando Estado de Alerta no estado, restringindo a capacitação e o uso da água nos mananciais capixabas.

Através da resolução,  AGERH 006/2015,  a agência estabelece normas para o uso dos recursos hídricos no Espírito Santo.  Segundo  a resolução,   no período compreendido entre as 5 h às 18 h, ficam proibidas em todo o estado as capacitações em curso de águas superficiais para qualquer outro fim que não seja para o consumo humano e animal, portanto, a captação de água para irrigação e uso industrial está proibida em qualquer hora do dia e da noite.

A AGERH classificou como extramente crítica a situação nos municípios de Vila Pavão, Pinheiros, Alto Rio Novo, São Roque do Canaã, Conceição da Barra, Barra  de São Francisco, Ecoporanga, Fundão e Santa Tereza. Enquanto não chover para repor a água dos mananciais, nesses municípios, a captação só é permitida para o consumo humano e animal.

A medida tem validade de inicial de 15 dias, podendo ser prorrogado de acordo com a gravidade do  problema.