99_toledoNo início tudo parecia festa com a chegada de um novo tucano – ainda de penugem rala – em Barra de São Francisco. A transferência do empresário Maurício Toledo, do PSD de Mantena para o PSDB francisquense, foi recebida com muito entusiasmo, mas a alegria de alguns pode ter durado pouco.

Maurício foi apresentado pelo “grupo do comércio” – também conhecido como “grupo de Enivaldo” – como a opção na disputa pela prefeitura de Barra de São Francisco em 2016. Com discurso de pré-candidato, Maurício parece não ter percebido ainda as indiferenças existentes no partido, talvez pelo fato de não conhecer bem a política francisquense, acostumado com a política mantenense, de qual fez parte até a última semana.

quenidio cabo joao e itamar nicolini barra de sao francisco sitebarraO PSDB, novo partido do Toledo, tem em sua liderança os ex-vereadores Itamar Nicolini, Sargento Quenídio e Cabo João. Nomes fortes na política francisquense, que de cara, já “batem de frente” com o “padrinho” de Maurício Toledo, o deputado estadual Enivaldo dos Anjos(PSD), que mesmo se mudando para Vitória ainda quer “apitar” nas articulações em Barra de São francisco.

Itamar já deixou claro que será candidato nas prévias do partido, para ver quem será o escolhido para disputar a eleição. Quenídio foi o principal articulador que tirou o PSB de uma aliança com Enivaldo dos Anjos na última eleição municipal. Já Cabo João nunca negou que politicamente não bica com Enivaldo.

Com a situação “embaraçada” no partido, as especulações agora são de que Maurício não passa nas prévias do partido, deixando de ser o nome na disputa. Por outro lado, há quem acredite que Maurício será o cacique, irá dominar o partido e dar as cartas em Barra de São Francisco. Caso isso aconteça, quem terá que “procurar lugar” serão os três ex-vereadores, ou então, é claro, baixar a cabeça e seguir as ordens do padrinho.

0Ainda há a possibilidade de Maurício Toledo deixar de lado seu padrinho e se aliar às lideranças do partido. Essa seria, de acordo com a linha do partido, a escolha mais sensata, contando inclusive com o apoio do vice-governador, César Colnago (PSDB), que também não fala a mesma língua de Enivaldo. Com essa possibilidade, levaria o grupo do PSD a lançar outro nome para a disputa.

Pelo andar da carruagem, Barra de São Francisco terá vários candidatos a prefeito, favorecendo ainda mais o prefeito Luciano Pereira (DEM), que assiste de camarote às movimentações. Mesmo com uma administração que deixa qualquer francisquense pedindo socorro, Luciano vê à sua frente o caminho livre para a reeleição, sem concorrente à altura.

Leia também:

Comerciantes e jovens se reúnem com Maurício Toledo para definir candidatura a prefeito em Barra de São Francisco

Ministério Público denuncia e Mauricio Toledo poderá ter que devolver mais de R$ 3 milhões

Prefeito Luciano Pereira inicia caminhada para reeleição em Barra de São Francisco

Enivaldo dos Anjos pode ser o principal cabo eleitoral de Luciano Pereira