No sábado, 5 de setembro de 2015,  a partir das 15h da tarde, a Avenida Presidente Vargas em Mantenópolis começou a receber o público para assistir o Desfile da Independência. Enquanto isso, os ônibus chegavam de todos os pontos de Mantenópolis e Distritos, trazendo os estudantes e educadores. Várias instituições apresentaram seus projetos e ações que realizam no dia-a-dia.

O desfile deste ano teve o tema voltado à sustentabilidade no meio ambiente, “Menos consumo, mais criatividade”. Com a realização da prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Mantenópolis, equipes de apoio prestavam atendimentos aos participantes.

Enquanto não começava o desfile, cada instituição se “preparava” à sua maneira. Estudantes ensaiando a fanfarra, jogos esportivos, danças. Carros alegóricos ganhando os últimos detalhes para brilharem. E a Banda Marcial de Mantena, Barra de São Francisco e Mantenópolis, ensaiava suas apresentações que encantou a todos.

É indiscutível a importância de despertar nas crianças, adolescentes e jovens, a consciência patriótica, o espírito de cidadania e o senso participativo e interativo nas questões culturais, ambientais, sociais e humanas. Este é o real fundamento dos desfiles cívicos, que também marcam momentos importantes registrados em fotos para a posteridade.

Texto e fotos: Sitemantenópolis