Por Carlos Madureira

DSCN21921Com as presenças de diversos alunos da rede estadual de ensino, professores, diretores e convidados, aconteceu nesta manhã de sexta-feira, 28 de agosto de 2015, no plenário da Câmara Municipal, uma mostra musical cultural com apresentação de coral e orquestra de violões. Desta forma, aconteceu o III Encontro Regional de Música da Superintendência Regional de Educação.

O projeto é da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), que vem desenvolvendo várias atividades artísticas, contribuindo para uma formação cultural contextualizada. Denominado de Projeto Bandas, Corais e Orquestra de Violões, essas atividades, por meio de uma parceria com a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), vem sendo trabalhado o projeto ‘Fames nas Escolas’, que consiste em levar o ensino da música para os alunos da rede pública.

Confira abaixo a apresentação da Banda JXXIII

Escolas envolvidas

A primeira apresentação (orquestra de violões) ficou a cargo das EEEFM Jole Pimentel, EEEFM Sebastião Coimbra Elizeu, EEEM João XXIII e EEEM Ecoporanga. A segunda apresentação ficou a cargo do Coral da EEFM Daniel Comboni. A terceira apresentação esteve a cargo da EEEFM João XXXIII e finalmente no encerramento se apresentaram alunos da Job Pimentel de Mantenópolis. Os estudantes/músicos, apresentaram um repertório eclético com passagens pelos clássicos da MPB a Song Of Joy.

page3

Segundo a coordenadora técnico pedagógico de esporte e cultura, professora Girlene Rodrigues Barbosa da Silva, a iniciativa faz parte do encerramento dos jogos escolares ou Jogos da Rede que se iniciaram em julho. Ela disse que novas parcerias estão sendo realizadas e novas apresentações deverão acontecer na região.

O superintendente regional de Educação, Paulo Cezar Galdino, falou aos presentes da importância da realização e do engajamento de todos para o sucesso do empreendimento. Agradeceu a todos e em especial ao presidente da Câmara Municipal, vereador Juvenal Calixto Filho e demais vereadores, pela cessão do espaço para a realização do evento.

DSCN2208-1024x768Objetivo

Essa ação tem o objetivo de dinamizar o Currículo Básico Estadual e propiciar aos alunos da rede estadual de ensino público a oportunidade de desenvolver e aprimorar os princípios de cidadania, autoestima, disciplina, senso crítico, valorização cultural, formação de platéia e despertar vocações artísticas por meio da música.

DSCN2211Corais nas Escolas

Leva o ensino do canto coral por meio de aulas em grupos. As aulas são voltadas para o desenvolvimento das técnicas vocais e de respiração adequadas para cada tipo de voz que compõe um coral. Os alunos aprendem um repertório musical adequado a essa atividade fortalecendo a disciplina, o comprometimento e o trabalho em equipe.

Orquestra de Violões

Através do ensino do violão, tem como foco o aprendizado individual e coletivo. Em sala de aula o aluno aprende diversas técnicas sobre o instrumento para tocar músicas, fazer solos e ritmos. Além disso, o aluno exercita o trabalho em conjunto, e é estimulado a desenvolver sua criatividade, comunicação verbal e corporal.

ff