pamela-lindaO estado clínico de Pâmela, vitimada por um violento acidente de carro na ES-164 permanece em estado crítico e inspira cuidados médico.

Seu estado de saúde apresentou piora no quadro clínico nas últimas horas, estando na UTI de Colatina mantida sob coma induzido, intubada e respirando com extrema dificuldade. As redes sociais já estão se mobilizando em pedido de orações de forma ecumênica em favôr da vida de Pâmela, para que ela supere esta dura e impactante fase em sua vida, bem como na vida de seus familiares e amigos próximos.

O estado de saude do seu marido portanto, inspira cuidados mas não incorre em maiores riscos de agravamento, segundo informações que obtivemos de familiares.

O coma induzido, ou coma barbitúricoé um coma temporário provocado por uma dose controlada de droga barbitúrica. É usado para proteger o cérebro durante grandes neurocirurgias e como última linha de tratamento em certos casos de estado epiléptico que não respondem a outros tratamentos.

11652120_841589912602709_976825621_n

Para que serve o coma induzido?

A sedação do paciente pode estar indicada em várias situações. Em geral, a sedação tem como objetivos:

• Manter a segurança e o bem-estar do paciente.
• Minimizar a dor física e desconforto.
• Controlar a ansiedade, minimizar o trauma psicológico e induzir amnésia.
• Acalmar o paciente e tornar a realização de procedimentos segura.

VOCÊ SABIA?

Mortes no trânsito: Brasil é o 4º do mundo

Em termos absolutos, o Brasil é 4º país do mundo com maior número de mortes no trânsito, ficando atrás somente da China, Índia e Nigéria.

Reportagem de Jose Filho e Ronny Peterson para o sitemantenopolis