5c2dba3b7869af443fef7a52f921fcb9f6b6cb0fA chuva forte que atingiu o no Norte do Espírito Santo na madrugada desta sexta-feira (14) interditou dois trechos da BR-101. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o km 188, no distrito de Guaraná, em Aracruz, e o km 165, na altura do bairro Rio Quartel, em Linhares, ficaram totalmente interditados. Até as 8h35, a vias continuavam bloqueadas e sem previsão para liberação.

De acordo com a concessionária que administra a via, Eco-101, no trecho em Guaraná também houve queda de barreira. Um engarrafamento de 3 quilômetros, de cada lado, se formou no local.

A opção para os motoristas é seguir pela ES-010 e passar por Barra do Riacho para ter acesso à Grande Vitória ou para subir para a região de Linhares, também no Norte. A PRF informou que a altura da água chega a 60 centímetros na pista.

O distrito de Guaraná já havia sofrido com alagamentos na chuva do início do mês. Durante a madrugada desta sexta-feira, a avenida principal do distrito ficou novamente tomada pela água. A chuva foi suficiente para alagar casas e comércios. Muitos moradores ainda se recuperavam da enchente anterior e tiveram de correr para retirar a água das casas.

“Aquilo que restou da primeira vez, foi perdido novamente agora. A gente estava comprando móveis novos, realizando a limpeza das casas, e vem uma enchente de novo. Realmente é muito decepcionante”, lamentou Sandra Fabricante, que possui um comércio no distrito.

No estoque de Sandra, havia produtos recém chegados, que foram completamente danificados. Por isso, ela já pensa em fechar o estabelecimento. “No momento, vou deixar as portas abertas, porque o comércio tem coisa ainda a receber e mercadoria a ser vendida. Mas vou parar por aqui, porque não tem como”, falou.

Em uma casa na localidade, todos os cômodos ficaram alagados, com o nível da água chegando a 80 centímetros. “Tem 15 dias que eu perdi tudo. Agora, perdi tudo de novo”, disse a dona da casa.

Chuva causa alagamentos e interdita trechos da BR-101, em linhares no Espírito Santo (Foto: Mileide Bergamaschi/ VC no ESTV)Chuva causa interdição de trechos da BR-101, em Linhares  
Chuva causa alagamento e interdita BR-101 em Aracruz, Espírito Santo (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Chuva causa alagamento e interdita BR-101 em Aracruz
Chuva causa alagamentos em Aracruz, ES (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Chuva causa alagamentos em Aracruz