bf2a6049ce13f9e0a096bee8b1546a0ab2b10476O primeiro Centro de Acolhimento para Dependentes Químicos, o Programa Estadual de Ações Integradas sobre Drogas, o Rede Abraço, começa a funcionar emVitória nesta sexta-feira (22). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), pessoas viciadas em drogas e álcool terão atendimento psicológico, acompanhamento médico e serão encaminhadas para clínicas de reabilitação.

O Centro fica na avenida Jerônimo Monteiro, no prédio da antiga agência da Caixa Econômica Federal, ao lado da Secretaria da Fazenda, no Centro da capital. O projeto faz parte do programa Estado Presente, que visa reduzir a violência, criminalidade e vulnerabilidade social.

O local vai receber usuários com dependência de todo o estado, e que querem tratamento, mas antes, eles vão passar por uma triagem. Os profissionais do acolhimento vão diagnosticar qual o grau da dependência do indivíduo para depois seguir para o tratamento. O paciente pode ser encaminhando para uma comunidade terapêutica, hospital psiquiátrico, clínica de desintoxicação ou Centro de Atenção Psicossocial (Caps) dos municípios.

De acordo com a Sesa, no interior do estado, as famílias e os usuários de drogas devem procurar, primeiramente, ajuda nos Caps dos municípios e de lá, serão encaminhados para o centro de acolhimento, em Vitória.