Aconteceu na noite desta quarta-feira (17/07), em Mantena no salão do Juri do fórum da comarca a Solenidade de posse dos novos Conselheiros Tutelares. Na abertura, com a presença de várias pessoas acompanhando o evento, a presidente do CMDA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Camila Ferreira, deu as boas vindas a todos, e em seguida um momento de civismo cantando o hino Nacional Brasileiro.

No início dos pronunciamentos, o Juiz Túlio Márcio Lemos Mota Naves, diretor do fórum falou a todos, parabenizando aos novos Conselheiros Tutelares pela conquista e pela importância deste momento e da tarefa que passam a desempenhar.

Falaram também o promotor de justiça Evandro Ventura, a secretária municipal de Assistência e o promotor de justiça Luciano Sotero, responsável pelo juizado da infância e juventude. Ambos parabenizando os novos Conselheiros e lembrando das responsabilidades e dos desafios que terão nesta caminhada.

O promotor Luciano também foi destaque nos pronunciamentos, e em suas palavras cobrou dos poderes executivo e legislativo um maior empenho e dedicação dos poderes com relação à infância e Juventude do município, realizando projetos, buscando criar programas e áreas de lazer para as crianças e adolescentes e até mesmo destinar maior apoio financeiro para este seguimento da comunidade que acaba ficando às margens de convênios que acabam sendo firmados, mas que o próprio município não recebe uma contrapartida.

fe180713conselho

Com certeza o recado foi transmitido dentro de uma lógica de idéias que poderão ser discutidas daqui para frente, foi o que acenou o prefeito municipal em suas palavras. Ao final, o prefeito municipal convocou cada um dos novos Conselheiros para então lhes dar posse. A solenidade foi encerrada com uma sessão de fotos.

O atual Conselho terá um mandato até 2015, chamado de mandato tampão, pois a partir de então as datas de eleições para os Conselhos Tutelares no Brasil serão no mesmo período. Os novos conselheiros eleitos são: Maria das Graças Ribeiro Campos, Janete Batista de Freitas Flausino, Emanda Danúzia Lima Ramos de Oliveira, Diana de Souza Luz e Lucas Raphael Guimarães Prates.

Fonte/foto: Portal Mantena