Por Carlos Madureira

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+fogo-60Quando a Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco realizou a cessão de uma área de aproximadamente 60 mil m2 para os empresários Sebastião Geraldo Oggioni e Luiz Carlos Oggioni, para a construção da concessionária Fiat Automotive, ninguém imaginaria que o local viria a se desenvolver tão rapidamente como foi. Passados vários anos da cessão, os empresários aceitaram a contrapartida para reflorestar mais de 70% da área cedida e assim o fizeram por diversas vezes nos últimos anos.

1 – Total da área reflorestada 60 mil metros quadrados- 6 hequitares

2 – 1995 – Doação

3 – contra partida de ser feito o Reflorestamento.

4 – R$ 150.000,00  mil reais

5 – Sim – Fizemos em todos os órgãos que conhecemos desde a primeira Vez.

6 – Se DEUS quiser vamos recomeçar tudo de novo como sempre, Pois o Homem não é obrigado a tratar, mas se tratar é obrigado a Cumprir.

7 – Que seja investigado, para que haja punição, é o mínimo que solicitamos

8 – Precisamos investigar, a quem interessa o Fogo.

O que eles não esperavam, é que mesmo tendo investido quase R$150 mil no local, entre mudas, cercas, aceiros mão-de-obra e outros cuidados, praticamente toda a área reflorestada com mudas de espécimes nativas fossem dizimadas por inúmeros incêndios de natureza criminosa. “Não é a primeira vez que atearam fogo no local”, denuncia Geraldo Oggioni que lamenta estar perdendo tempo e dinheiro com o reflorestamento: “foram várias as vezes em que encomendamos mudas de viveiros que cultivam sementes para reflorestamento, além de pagar para as pessoas plantarem e mesmo assim, pessoas mal intencionadas colocam fogo em tudo”, desabafou o empresário.

No local, a reportagem constatou que vários animais eram soltos para pastarem. Os proprietários alegam que não cederam a área para servir de pasto aos animais lá encontrados. Mesmo alertados pelos donos da área, inúmeras foram as vezes em que foram vistos no local, bovinos e equinos tranquilamente pastando. Como estamos na estação mais fria, é comum as queimadas de pastos, uma prática adotada pelos pecuaristas da região, mas mesmo assim, Geraldo e Luiz afirmam que não podem alegar que foram os que estavam utilizando a área como pasto, que atearam fogo no local.

Por outro lado, verificou-se que o fogo ateado de forma criminosa, aconteceu de cima para baixo. A área apresenta uma acentuada topografia o que facilitou o fogo a devastar por várias vezes o mesmo local.

Não adianta plantar nada porque quando está para “pegar” o que foi plantado, vem o fogo ateado sempre altas horas da noite”, justificaram. Da parte do lixão, a queima de lixo foi proibida e até existe uma Associação de Catadores de Lixo, que reciclam vários materiais coletados, atestando que o fogo não partiu do lixão que fica na parte alta da área, e sim da parte mais baixa, nas imediações da concessionária Fiat Belle e Viação Pretti.

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+fogo-80 SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+fogo-90 SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+fogo-70 SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+fogo-60 SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+fogo-50 SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+fogo-40 SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+fogo-30 SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+fogo0