O Santos se despede de seu maior ídolo após Pelé. Neymar aceitou a proposta do Barcelona e anunciou, na noite deste sábado, em sua página no Instagram, que irá assinar contrato nesta segunda-feira com o clube espanhol.

Já na sexta, ele se reuniu com a diretoria do Peixe e ficou decidida a sua saída. O destino, porém, foi revelado apenas nesta noite. Mesmo assim, ele atuará neste domingo, contra o Flamengo, em Brasília (DF), em jogo válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

“Galera!! Estou aqui reunido com amigos e familiares e eles me ajudaram a escrever algumas coisas aqui… É que não vou aguentar até segunda-feira… Minha família e meus amigos já sabem a minha decisão. Segunda-feira assino contrato com o Barcelona. Quero agradecer aos torcedores do Santos por esses 9 anos incríveis. Meu sentimento pelo clube e pela torcida nunca mudará. É eterno!! Só um clube como o Santos FC poderia me proporcionar tudo o que vivi dentro e fora de campo. Sou grato à maravilhosa torcida do Peixe, que me apoiou mesmo nos momentos mais difíceis. Títulos, gols, dribles, comemorações e as canções que a torcida criou pra mim estarão pra sempre em meu coração… Fiz questão de jogar a partida amanhã (domingo), em Brasília. Quero ter a oportunidade de mais uma vez entrar em campo com o manto e ouvir a torcida gritar meu nome. Como diz o hino: “é um orgulho que nem todos podem ter…” É um momento diferente pra mim, triste (despedida) e alegre (novo desafio). Que Deus me abençoe nas minhas escolhas… E estarei sempre em Santos !! #Toiss”, escreveu.

SiteBarra_Barra_de_Sao_Francisco_Neymar Barcelona0

O Santos havia informado na sexta que o jogador escolheria seu destino entre duas propostas enviadas para o clube, sendo que a outra era do Real Madrid. O valor do negócio não foi divulgado, mas gira em torno de 25 e 28 milhões de euros (cerca de R$ 65 a 74 milhões). Além disso, devem ser realizados dois amistosos entre as equipes, um no Camp Nou e um em local a ser definido pelo Peixe. A negociação entre Santos e Barcelona não envolve apenas Neymar. O clube catalão terá a preferência de compra de três jogadores das categorias de base do Peixe.

Com isso, os espanhóis pagarão menos pela compra de Neymar. Essa é uma forma de dar um “chapéu” na DIS, que detém 40% dos direitos econômicos do astro. Ao invés de pagar o valor total da transferência, que teria de ser dividido entre Santos (55%), Grupo Sonda e Teisa (5%), o Barça firmará outro negócio com o Alvinegro, que envolve apenas a preferência pelos três garotos. Dessa forma, não haveria participação da DIS neste segundo acerto.

Antes disso, o Santos tentou outra manobra. O clube ofereceu o atacante por empréstimo até o meio de 2014, quando terminaria o contrato dele com o Peixe. Assim, o Alvinegro cobraria um alto valor dos catalães pelo empréstimo e depois liberaria o jogador de graça. A DIS não receberia nada. Porém, a negociação não seguiu neste caminho porque o pai da Joia santista vetou, temendo batalha judicial com o Grupo Sonda.

Fonte: Lancenet