SiteBarra_Barra_de_Sao_Francisco_DSC031987O Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel Bombeiro Militar Carlos Marcelo D’Izep Costa, esteve visitando o Município de Barra de São Francisco-ES, a convite do Prefeito Municipal Luciano Pereira (DEM) e do Coordenador Municipal da Instituição Sargento Quenidio durante a tarde da última terça-feira 16 de abril.

Segundo o Coronel D’Izep, o objetivo da visita ao município é conhecer as necessidades da população na sua área de atuação e contribuir com o Chefe do Poder Executivo, na orientação para que seja criada uma Coordenadoria Municipal dentro das normas de estruturação prevista na Lei 12.608/12.

Com o advento da Lei supra mencionada, a atuação de defesa civil passou a ser de responsabilidade de todos os entes federados, os quais deverão trabalhar em parceria visando a segurança do cidadão nos momentos de desastres.

Na oportunidade foi entregue ao Prefeito Luciano Pereira um “Atlas de Vulnerabilidade às Inundações no Estado do Espírito Santo,” resultado de trabalhos realizados por uma parceria feita entre a Agência Nacional de Águas (ANA), o IEMA, a Defesa Civil Estadual e diversas Coordenadorias Municipais de Defesa Civil do Estado. Um importante instrumento de gestão, que identifica os principais pontos sujeitos à ocorrência de inundações fluviais no território capixaba, assim como seus impactos, facilitando a execução de diversas ações de prevenção.

O Prefeito ficou entusiasmado com a visita do Coordenador de Defesa Civil Estadual ao município, o qual se dispôs a ajudar o governo municipal a implantar a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC.

Sargento Quenidio disse durante entrevista, estar feliz por estar atuando junto a Defesa Civil Municipal e informou que o município obteve êxito junto ao Governo Federal para poder adquirir futuros recursos em caso de desastres naturais e previu uma média de apenas um semestre para a estruturação da Defesa Civil local. “Temos muitos desafios, mas temos certeza que nos próximos seis meses estaremos entregando uma Defesa civil estruturada ao povo francisquense. Conseguimos incluir o município no Ministério da Integração Nacional, fomos reconhecidos como município de alto risco a inundações e deslizamentos, são uns dos critérios utilizados para conseguir recursos de prevenção e respostas aos desastres naturais.” Enfatizou Quenídio ao falar das últimas conquistas a frente da estruturação da Coordenação Municipal da Defesa Civil.

Nos próximos dias o Coordenador Estadual da Defesa Civil retornará ao município com mais novidades, na oportunidade irá reunir com seguimentos da sociedade para ministrar uma palestra sobre a importância e necessidade dos municípios ter sua Defesa Civil.

SiteBarra_Barra_de_Sao_Francisco_2013-04-16 15.20.137SiteBarra_Barra_de_Sao_Francisco_2013-04-16 15.20.277 SiteBarra_Barra_de_Sao_Francisco_DSC031287 SiteBarra_Barra_de_Sao_Francisco_DSC031297 SiteBarra_Barra_de_Sao_Francisco_DSC031307 SiteBarra_Barra_de_Sao_Francisco_DSC031937 SiteBarra_Barra_de_Sao_Francisco_DSC031947 SiteBarra_Barra_de_Sao_Francisco_DSC031967