Pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas mostra que 66% dos capixabas vão presentear no Natal. Entre os itens preferidos estão roupas; bolsas e calçados; brinquedos e acessórios.

E não serão apenas lembrancinhas. A maioria dos entrevistados disse que vai comprar entre dois e quatro presentes. Quando perguntados qual o preço e a forma de pagamento, 37% afirmaram que vão fazer as compras em dinheiro e 23% pretendem gastar entre R$ 100 e R$ 250.

“Os mais presenteados nesta data serão as crianças. Mas a pesquisa também mostrou que muitos consumidores vão comprar presentes para as mães e os parentes”, disse Carlo Fornazier, presidente da CDL Vitória.

As compras, segundo o levantamento, serão feitas principalmente em shoppings (38%) e lojas de ruas (34%). Apenas 4% dos respondentes disseram que vão escolher o presente pela internet.

E as lojas vão ficar cheias nos próximos dias. Isso porque 43% dos entrevistados contaram que vão fazer as compras na segunda quinzena deste mês. “O comércio está animado. Os lojistas estão prevendo uma alta de 5% a 6% nas vendas neste fim de ano se comparado a igual período de 2011”, comentou Fornazier.

E se engana quem pensa que o capixaba vai usar o 13º para adquirir os presentes. Dos entrevistados, 48% pretendem economizar o salário extra e 40% vão utilizá-lo para quitar dívidas. A pesquisa foi desenvolvida no Centro de Vitória, com 412 pessoas, sendo 55% homens e 45% mulheres, entre 18 e 65 anos.