O que era para ser um evento formal de prestação de contas do mandato parlamentar referente ao ano de 2011 do deputado estadual Freitas (PSB), que aconteceu no Auditório do Sesc de São Mateus, na manhã do último sábado, 14, se transformou num acontecimento emocionante, no qual a democracia brasileira pulsou forte.
Os presentes foram recepcionados e assistiram a um espetáculo do grupo de dança “Swing de Rua” que entre os seus componentes participam também detentos do Centro de Detenção Provisório (CDP) de São Mateus que fazem parte do projeto social de ressocialização “Quem usa droga dança. A gente dança, mas sem droga”, desenvolvido pelo próprio CDP.

Em seguida, em sua palestra o senador Ricardo Ferraço discorreu sobre as dificuldades que o Espírito Santo irá enfrentar caso perca recursos oriundos do Fundap e dos Royalties de petróleo. “A nossa luta de reconstrução do Espírito Santo foi de muito trabalho. Fizemos um esforço coletivo e a colheita foi farta para o nosso Estado. A nossa contribuição para o Governo Federal está na casa dos 14 bilhões de reais ao ano e isso não está sendo convertido em investimento para o Estado. O senador destacou ainda a atuação do mandato do deputado Freitas. “Esta manifestação que o deputado Freitas está fazendo é de um mandato popular que conversa abertamente com as pessoas. Todos os políticos devem seguir este belo exemplo de cidadania do deputado que foi um homem leal e correto com a reconstrução do Espírito Santo iniciado pelo então Governador Paulo Hartung” frisou.

O evento contou com a presença de aproximadamente 700 pessoas, entre autoridades e população moradora da região. Num clima de integração, a platéia ouviu os depoimentos de lideranças políticas como o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Theodorico Ferraço sobre a atuação do socialista. “O deputado Freitas já entrou na Assembleia brigando por São Mateus. Ele defendia com unhas e dentes a ampliação dos leitos de UTI, pois considerava que os oito leitos que tinha não eram suficientes para atender a população. A sua luta por obras e investimentos para a região é testemunhada por vários colegas deputados. É um deputado leão que luta pela melhoria da vida do seu povo”, destacou Ferraço.

Na sequência, o deputado federal Paulo Foletto, evidenciou a importância do deputado nas ações implantadas no norte e da sua filiação ao PSB, “São Mateus mandou para a Assembleia Legislativa um grande líder que tem sido a voz de todo o Norte capixaba. E vocês não sabem como suamos para pescar o deputado Freitas para o nosso partido. Temos orgulho de contar com este grade homem em nosso quadro de filiados. Ele engrandece o partido e verdadeiramente o PSB teve muita sorte pela vinda do Freitas”, salientou.
Uma fileira de vozes destacou a trajetória de Freitas e discorreu sobre a coragem em prestar contas à sociedade de sua gestão legislativa.O deputado federal, Dr. Jorge Silva enfatizou o valor da aliança para beneficiar as comunidades da região e dirigiu a ele sobre seu desenvolvimento político, “É um momento de reflexão e de aprendizado para todos nos que somos políticos e para aqueles que vieram aqui prestigiar este evento. Devemos deixar as questões partidárias de lado e continuar unidos em prol de um norte cada vez melhor”.Num ambiente de confraternização e encontro de idéias, a manhã teve um sabor de pacto para uma performance positiva para alavancar a desenvoltura do norte, evidenciando as virtudes da região, dando à agricultura sua força como esteio de sustentabilidade. Houve uma fusão de discursos entrosados, afinidades de posturas e convergência de planejamentos estruturantes para o grande norte. Momento ápice do acontecimento, Freitas iniciou sua oratória com o viés da emoção, “Obrigado pela energia que vocês me passam. É grande a emoção que sinto com a presença de todos aqui, com a representatividade de todo o norte. Ressalto a importância de todos na nossa caminhada política. Lideranças fortes que fortalecem nossa trajetória.” começou o deputado. A fala conseqüente revelou o seu agradecimento pela sua reeleição e sua relação harmoniosa com o Governo do Estado. “Da atual legislatura, apenas quatro deputados conseguiram dobrar a sua votação e eu fui um deles. Os bons sobrevivem e prevalecem. A imprensa e o povo tiram os maus. O Governador Renato Casagrande tem descentralizado os investimentos e com isso, todo povo capixaba tem recebido atenção do governo. Sou muito grato a atenção que recebo pelos secretários de estado que freqüentemente ligo e faço inúmeras visitas para que as obras e os investimentos cheguem a nossa região. O Governador Renato Casagrande, tem sido um grande líder deste Estado e tem promovido ações estruturantes que tem mudado a vida da população. Sinto-me honrado em fazer parte do partido do governador e continuar sendo um operário na luta permanente em defesa do Espírito Santo contra os ataques e investidas do governo federal que poderão prejudicar seriamente os cofres das prefeituras e do estado, paralisando obras e atrasando o nosso desenvolvimento sustentável.

 

INVESTIMENTOS E CONQUISTAS

Com um discurso emocionado, o socialista enumerou algumas conquistas e investimentos para a região, sendo elas: Construção da Escola Estadual de Ensino Médio Wallace Castello Dutra, reforma e ampliação da Escola de Ensino Médio Américo Silvares, sua luta permanente pela elevação do Ceunes-UFES, como universidade federal norte com autonomia financeira e acadêmica. Na saúde foram destacadas as melhorias do Hospital Roberto Silvares, a implantação do Samu no Norte e a Rede Cegonha que chega à região com mais de 2 milhões de investimentos e da implantação do Centro Regional de Especialidades (CRE) em Nova Venécia.

O parlamentar citou ainda as entregas de equipamentos e veículos agrícolas as Associações de Produtores Rurais, obras do programa “Caminhos do Campo” e dos projetos de infraestrutura que vai atender os municípios de Vila Valério e Jaguaré e do trecho que liga Boa Esperança a São Mateus dando assim, seqüência a pavimentação da ES 315. A representatividade fez uma grande diferença, ”  listou o legislador, dentre outras conquistas, como estradas, atendimento as Apaes, e emendas com recursos para 2012.
Os prefeitos de São Mateus e de Montanha Iracy Baltar, engrandeceram a coragem do deputado em estabelecer um mandato transparente. “Parabenizo por sua força e seu empenho para ajudar o governo municipal a conquistar as ações que reivindicamos ao governo estadual.” disse Amadeu. Com um vigor festivo diante da seriedade do princípio da prestação de contas, Freitas finalizou demonstrando seu respeito à missão da política, “fazer política é ter sapiência para estudar, honrar o povo, travar uma batalha incansável, sempre em prol do querido norte capixaba”.

Estavam reunidas várias representações políticas, de associações e cooperativas, como os prefeitos de Pinheiros, Antônio da Emater, Wilson Japonês, de Nova Venécia, Ivan Lauer, de Vila Pavão, Sávio Martins, de Jaguaré, Iracy Baltar, de Montanha, além vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais e estaduais. Da bancada estadual, os deputados Da Vitória, José Carlos Elias, Atayde Armany, Dary Pagung compuseram a mesa. No roteiro do evento foi veiculado um vídeo com as ações do deputado e distribuído um informativo com matérias destacando sua atuação.