Com o advento da internet, uma empresa que atua na grande rede pode estar em qualquer lugar fisicamente, pois para os clientes, o que importa mesmo é conhecer o seu endereço online, ou a sua url. Mas existem empresas que precisam estar ali, bem perto do cliente, e nesse caso, quanto mais fácil o endereço, melhor é.

Dependendo em que ramo uma empresa atue, um dos fatores mais importantes para conquistar e manter os clientes é o seu endereço e nesse caso, uma boa referência se torna essencial.

Mas, e quando uma empresa fica muito tempo em um mesmo local e de repente precisa mudar de endereço, como proceder para que o cliente a encontre, ou mesmo para que cliente continue fiel.

Para especialistas, não existe receita pronta, se vai mudar de endereço, o ideal é começar a avisar os clientes com antecedência, mesmo assim, alguns ainda vão ficar surpresos quando chegar ao local e encontrar a porta fechada.

Segundo Rangel F. Silva, da Eletrônica Rangel, que mudará de endereço ainda este ano, a tarefa de avisar todos os clientes não é fácil. Ele disse que já colocou aviso na própria loja, avisa boca a boca cada cliente, mesmo assim, acredita que alguns ainda vão ficar surpresos com a mudança, principalmente pelo tempo que ele está no mesmo local.

São dez anos no mesmo local, será difícil até pra gente que trabalha. No nosso caso, a mudança será na mesma rua, apenas alguns metros à frente, mesmo assim, estamos fazendo de tudo para avisar os clientes com antecedência”, disse Rangel ao SiteBarra.

Para o empresário Uberlon do Carmo, da Friogás Refrigeração, a mudança de endereço é sempre difícil, mas também tem suas vantagens. “Geralmente quando temos que mudar é para ampliar e melhor o atendimento, e com isso, ganhamos novos clientes, mas a tarefa de avisar a todos não é fácil”, afirmou o empresário, que em breve também mudará para um ponto ao lado do endereço atual.

Com a preocupação de que todos ou pelo menos a maioria dos clientes consiga encontrá-los, empresários anunciam de todas as maneiras o novo endereço.

Em nosso caso, temos um ponto próprio, e a mudança dificilmente será necessária, mas acredito que quando o atendimento é bom, o cliente sempre procura a empresa, onde quer que ela esteja”, disse a pediatra Dra. Janaina Carneiro Ponzo Moreira, que atende no Shopping Barra, no centro de Barra de São Francisco.

Ramos de atividades diferentes, em uma coisa todos concordam, tem que manter o cliente informado, mesmo mudando para bem perto, o ideal é que o cliente não fique surpreso quando encontrar a porta do estabelecimento fechada, e já saiba o novo endereço.