Durante este sábado (24), todas as regiões do país devem receber pancadas de chuva isolada, com exceção do litoral da região Nordeste, que terá sol entre nuvens. No domingo, o sol sem chuva deve chegar ao interior do Sul do país, explica o meteorologista Pedro Nazareno Ferreira da Costa do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe).

O fim de semana também terá nebulosidade em boa parte do Brasil, devido a um fenômeno chamado zona de convergência de umidade, que traz concentração de nebulosidade, “Ela segue desde o litoral de São Paulo, indo em direçao ao centro do continente até este domingo”, coloca o meteorologista.

Sul

A previsão é de sol e poucas nuvens no oeste de todos os estados da região. No leste e sudeste do Paraná e no nordeste de Santa Catarina, o tempo deve ficar instável com algumas aberturas de sol e chuva a qualquer momento. No leste da Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, há possibilidade de chuva.

No domingo, o interior dos três estados deve ter predomínio de sol, enquanto no litoral, a chuva deve se manter, com algumas aberturas de sol.

Sudeste

No litoral e sul de São Paulo, a previsão do sábado é de tempo instável, com chuva a qualquer momento, e sol e poucas nuvens e tempo nublado no sudoeste e nordeste do estado, no alto e médio Vale do Paraíba e na capital. Do centro de São Paulo ao norte de Minas Gerais, sol e poucas nuvens. Espera-se chuva a qualquer momento no Rio de Janeiro, sudeste de Minas Gerais e sul do Espírito Santo e, no triângulo mineiro, chuva à tarde.

No domingo, o tempo deve permanecer instável no sul de São Paulo, sudeste de Minas Gerais e centro-sul do Rio de Janeiro, com chuva a qualquer momento. No restante de São Paulo, sul de Minas Gerais, norte do Espírito santo e Serra da Manriqueira, sol e nuvens vão se revezar, com possível chuva à tarde. Nas demais áreas da região, espera-se tempo nublado com fortes pancadas de chuva.

Centro-Oeste

Neste sábado, a previsão é de sol e poucas nuvens do centro-sul de Mato Grosso do Sul. Nas outras regiões do Centro-Oeste, espera-se sol entre nebulosidade e pancadas de chuva.

No domingo, deve haver sol com pancadas de chuva em Goiás e Mato Grosso. Em Mato Grosso do Sul, sol e poucas nuvens, com chuva à tarde no sul do estado.

Norte

Neste sábado, a previsão é de sol e poucas nuvens com possibilidade de pancadas de chuva no sudeste do Tocantins. No restante do estado, no norte do Amazonas, Roraima e Amapá, pancadas de chuva isolada e sol é encoberto por nebulosidade variável. As demais regiões do Norte devem ter tempo nublado com fortes pancadas de chuva.

No domingo, bastante nebulosidade e pancadas de chuva em toda a região.

Nordeste

Este sábado deve apresentar sol e poucas nuvens em Sergipe, Alagoas, Pernambuco, sudeste do Piauí e na maior parte da Bahia, com chance de pancadas de chuva no litoral de Alagoas, Pernambuco e Bahia.

No domingo, pancadas no periodo da tarde no interior, com possibilidade pequena de atingir o litoral de toda a região.