Xadrez, poás e até oncinha! As estampas da moda invadem as unhas e dão um charme a mais ao visual da mulherada

Ao contrário do que muita gente pensa, decorar as unhas não está fora de moda! E cada vez mais criativos e elaborados, os desenhos roubam do universo fashion as tendências da temporada e fazem das mãozinhas das mulheres uma passarela à parte.

O poá, por exemplo, – fundo liso com bolinhas em outra cor – está com tudo! Mas não é o único. Outras estampas também migraram das semanas de moda para a rotina das loucas por esmaltes: floral, xadrez, oncinha e listras são as mais procuradas.

E para quem é fã desse tipo de decoração, vale a pena ficar de olho nas dicas do Guia de Final de Ano do Folha Vitória para não errar na hora de escolher qual estampa combina mais com você.

Floral

– TENDÊNCIA: As flores não podem faltar. O legal é brincar com a unha como se ela fosse um tecido prestes a ser estampado.

– CORES: Opte por cores de bastante contraste na hora de decorar. Sugestões? Amarelo, branco e coral; rosa, azul e verde; e preto, coral e azul.

– DICA: Conte com a ajuda de um palito de ponta fina para fazer o contorno das flores.

50 minutos: O floral exige técnica e mão firme. Portanto, demora um pouco para ser feito. Para se inspirar, procure estampas florais na internet. Cubra-se de flores!

Poá

– TENDÊNCIA: Criatividade faz toda a diferença! A baiana Priscilla Estrela é outra que inventa mil e um desenhos para suas unhas. Olhe o que ela fez: aproveitou o poá do momento para criar moranguinhos nos dedos.

– CORES: Vermelho com branco; rosa com preto; azul com branco; e preto com vermelho também são boas opções.

– DICA: O branco é um bom aliado, reforça o contraste.

Em 15 minutos: Além de ser a estampa sensação das unhas para este verão, o poá é superfácil de fazer. Você vai precisar de duas cores de esmaltes: uma para a base e outra para as bolinhas. Pinte as unhas normalmente e faça pequenas pintinhas com uma cor de contraste com o palito.

Em 20 minutos: Fazer uma estampa de poá é fácil. Mas já que a ordem é abusar da criatividade, o tempo de pintura pode ficar mais longo. Que tal caprichar com uns lacinhos?

Listrado

– TENDÊNCIA: O melhor de levar a estampa listrada para as unhas é que aqui elas não engordam.

– CORES: Você pode usar duas cores ou mais. Na foto, o listrado em duas cores tem listras praticamente na mesma largura. Invista ainda em listras de espessuras diferentes.

– DICA: Não tente combinar as listras das unhas com as listras da sua roupitcha, ok? Fica over!

Em 30 minutos: Essa é mais fácil, mas também requer firmeza nas mãos. No caso de listras finas a caneta-esmalte também poderá ajudar bastante.

Oncinha

– TENDÊNCIA : Essa é a preferida de 10 entre 10 mulheres extravagantes. Se a oncinha já faz sucesso nas roupas, imagine nas unhas?

– CORES: Vale apostar no rosa + preto; tons fluorescentes + preto; e o trio ouro + prata + preto.

– FICA A DICA: Percebeu? O preto é o “tem-que-ter ” desse estilo.

Em 40 minutos: Outra estampa trabalhosa, mas que fica um luxo quando pronta. Se sua unha for pequena, vale usar unhas postiças para o desenho aparecer.

Xadrez

– TENDÊNCIA: O xadrez do inverno vai invadir o verão mais colorido. Abuse de verdes, corais, azuis e rosas.

– CORES: São necessárias listras largas e finas. Portanto, no mínimo três cores são obrigatórias.

– FICA A DICA: As listras mais largas podem ser feitas com o pincel do esmalte normal. Para as mais finas, use uma caneta-esmalte, à venda em lojas especializadas.

Em 35 minutos: A dica do floral vale aqui: consulte a internet! Quer facilitar? Imprima umas imagens de estampas em xadrez e deixe do seu lado na hora de pintar as unhas.