A chuva que atinge o Espírito Santo desde o último dia 31 já causou estragos e prejuízos aos capixabas. De acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil, já são 10.350 afetados em vários municípios da Grande Vitória e também do interior.

Ainda segundo o levantamento, são 148 pessoas desabrigadas, 1.164 desalojadas, 17 feridos e 391 casas danificadas ou destruídas.

Ao todo são 18 municípios do interior afetados pelas chuvas. São eles: Colatina, Itarana, São Roque do Cannaã, Governador Lindemberg, Rio Bananal, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Alegre, Piúma, Linhares, Baixo Guandu, Santa Leopoldina, Laranja da Terra, Domingos Martins, Ibatiba, São José do Calçado, Itaguaçu e Marilândia.

Em média, desde o primeiro dia do ano até o momento, nas últimas 57 horas, já houve um acumulado de chuvas com mais da metade da média histórica registrada para todo o mês de janeiro em várias regiões do Estado.

Em Vitória, por exemplo, já choveu nesse período 60% do previsto para o mês, que é geralmente 150 mm de chuva. Em Alegre, o acumulado de chuvas nesses dias também foi considerável. Pelo balanço da Defesa Civil, choveu 128,4mm de um total de 200mm previsto para todo o mês. Também em Santa Teresa houve o registro de 121,6 mm de chuvas, sendo que o previsto para todo o mês era de 225mm.

No site da Defesa Civil Estadual (www.defesacivil.es.gov.br) o cidadão consegue acessar todos os contatos das Defesas Civis Municipais. O telefone da Defesa Civil Estadual é o (27) 3137- 4441 ou 3137-4440. A solicitação para atendimento também pode ser feita diretamente via CIODES pelo número 193.