A Prefeitura de Barra de São Francisco comunica que estão sendo realizadas várias ações em função das fortes chuvas no município. Prefeitura, Corpo de Bombeiros (Nova Venécia), Polícia Militar, Ministério Público, Conselho Tutelar, Igrejas e a sociedade civil organizada estão trabalhando em parceria para amenizar os efeitos causados pelas chuvas.

A Prefeitura de Barra de São Francisco comunica também, que há um Posto de Comando montado na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada nas proximidades do “morro do Ginásio de Esportes.

Existe uma equipe realizando vistorias em todo o município. Na sede as principais áreas de risco são as encostas dos bairros: Cruzeiro, Vila Gonçalves e Estrela, onde estão acontecendo deslizamentos de terra. Além disso, estão sendo vistoriadas as áreas alagadas, principalmente as ruas que ficam as margens dos rios: São Francisco, Itaúnas e Córrego Bambezinho. A atenção está redobrada nos bairros: Campo Novo e Irmãos Fernandes (Carabina) e nas ruas: Prefeito Adelino Coimbra, Prefeito Antonio Valli, Alacy Costa e Beira Rio.

A equipe de trabalho comunica aos francisquenses que estão em áreas de risco para procurar primeiro o auxílio dos parentes e conhecidos ou então, podem se dirigir ao Salão Paroquial da Igreja Matriz São Francisco de Assis. A alimentação está sendo fornecida pelo Restaurante Popular “Marmitão”.

A Prefeitura pede aos moradores que estão em áreas de risco que, quando visitadas pelas autoridades contribuam com as ações que estão sendo realizadas para evitar maiores problemas.