As chuvas que têm atingido o Espírito Santo nos últimos dias devem cessar a partir desta quinta-feira (6), segundo o meteorologista Ivaniel Foro Maia, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Uma convergência de umidade é o que tem causado as chuvas torrenciais dos últimos dias, segundo o Incaper.

“A umidade do Norte do país, na região da Amazônia, foi deslocada para a região Sul e Sudeste. Somado aos ventos fortes que vieram do oceano, houve uma convergência de umidade que resultou nas últimas chuvas fortes. Mas, a partir desta quinta-feira as chuvas devem começar a parar”, disse Maia.De acordo com o meteorologista, as chuvas não estavam previstas para esta semana. “Nós esperávamos chuvas para este mês de outubro, devido ao início da primavera. Mas só para a segunda quinzena do mês, o período de chuvas acabou se antecipando”, afirma.

Ao todo, desde o final de setembro até esta quarta-feira (5), choveram 46 mm em Vitória. Em todo o estado, Linhares, município do Norte, foi o que mais sofreu com as chuvas, com 50 mm ao todo, mas a situação ainda não preocupa. “Linhares foi o município com o maior índice de chuva, mas a situação não é agravante. Foi um evento atípico, veio mais chuva que o esperado, mas sem preocupar”, explica Maia.