― Advertisement ―

spot_img

Suspeito de matar o próprio filho em Jaguaré é preso na Bahia; madrasta está foragida

Um homem de 42 anos, acusado de assassinar o próprio filho, de 15 anos, foi preso na cidade de Camamu, na Bahia, durante uma...

Cooperados da Nater Coop recebem 16 ensacadoras do Governo do Estado

 

Na manhã de sexta-feira (23), produtores de leite da Nater Coop receberam um importante investimento do Governo do Estado: 16 máquinas ensacadoras de forragem foram entregues para mais de 1.400 cooperados em um evento realizado em Nova Venécia.

O investimento totalizou quase R$ 112 mil e foi realizado pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), como parte das ações do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite. Essas ensacadeiras são destinadas a dez municípios da região norte, incluindo Águia Branca, João Neiva, Alto Rio Novo, Laranja da Terra, Ponto Belo, Baixo Guandu, Montanha, Santa Teresa e Barra de São Francisco.

Denilson Potratz, presidente da Nater Coop, enfatizou a relevância dessas máquinas para aprimorar a produção leiteira na região. “A entrega dessas ensacadeiras representa um marco para nossa cooperativa e para todos os produtores envolvidos. Essas máquinas não apenas facilitarão nosso trabalho diário, mas também contribuirão significativamente para a melhoria da qualidade do leite que produzimos”, destacou Potratz.

Os benefícios das máquinas vão além da praticidade no processo de ensilagem. Com elas, os pecuaristas poderão enfrentar melhor os desafios da escassez de alimentos durante os períodos secos, além de aprimorar a utilização e o armazenamento das forrageiras.

Além das ensacadeiras, a Seag também entregou um silo com capacidade para armazenar 50 mil litros de leite à Prefeitura de Nova Venécia. Esse equipamento beneficiará cerca de 600 associados da Nater Coop em 27 municípios, que enviam leite diariamente à fábrica de laticínios Veneza, que pertence à cooperativa. O investimento de R$ 313 mil foi possível através de recursos de emenda parlamentar estadual, destinada por Adilson Espindula.

O secretário da Agricultura, Enio Bergoli, ressaltou o compromisso do governo estadual em incentivar o aumento da produção de leite no Espírito Santo para atender à demanda da população local, além de um impulsionar o setor como forma de continuar uma produção em sentido crescente, que sofreu queda nos últimos anos após algumas crises no segmento.

Durante o evento, os produtores e representantes de associações de produtores de leite também participaram de palestras sobre ensilagem e o uso das ensacadeiras de forragem. O coordenador de Produção Animal da Seag, Filipe Barbosa Martins, apresentou o equipamento e demonstrou as melhores práticas para sua utilização e manutenção, enquanto a zootecnista e pesquisadora do Incaper, Mércia Regina Pereira de Figueiredo, abordou o ponto de ensilagem de forrageiras.

Sobre a Nater Coop – Com 59 anos de atuação, a Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Nater Coop) conta com mais de 21 mil cooperados, mais de 1.100 colaboradores e se relaciona com cerca de 30 mil produtores rurais. A instituição tem lojas de produtos agropecuários em mais de 30 municípios do Espírito Santo e de Minas Gerais, além de rede própria de atendimento que inclui supermercado e postos de revenda de combustível. Também fazem parte da Nater Coop as marcas Veneza (alimentos), Rações Coope (Nutrição Animal), Liva (ovos) e Pronova (café). A cooperativa, com sede em Santa Maria de Jetibá, é a maior do Espírito Santo na área do agronegócio (agricultura e pecuária) e já exporta para mais de 20 países.

spot_img