O atendimento ao contribuinte vai ganhar ainda mais agilidade e acessibilidade a partir da próxima segunda-feira (21), quando entrará no ar a Nova Agência Virtual (AGV) da Receita Estadual. A modernização da plataforma teve o objetivo de oferecer um ambiente contemporâneo, de navegação mais intuitiva e facilitada, e que permitirá, no futuro, a ampliação dos serviços ofertados.
Criada em 2006, a AGV é um ambiente que permite o contato direto entre a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e os usuários cadastrados, que podem realizar diversas consultas e solucionar pendências, como o parcelamento de débitos, emissão de certidões e acesso ao DTE, sem sair de casa. Mensalmente, são registrados mais de 250 mil acessos à AGV.
“A Receita Estadual tem implementado diversas ações que visam proporcionar um atendimento de excelência ao contribuinte. A modernização da AGV vai ao encontro dessa premissa, oferecendo comodidade e agilidade na solução de questões tributárias. A tecnologia é uma grande aliada do fisco nessa missão”, observou o auditor fiscal Pedro Gomes de Sá Junior, gerente de Atendimento ao Contribuinte da Sefaz.
Juliana Brandão, supervisora da Agência Virtual, destacou que a modernização possibilitará ao contribuinte cadastrar um procurador para representá-lo nos autos de infração. “Além disso, o acesso à Nova AGV não será mais pelo Termo de Adesão, mas sim por meio do Acesso Cidadão, sistema já consolidado que permite o acesso, com segurança e autenticação a diversos serviços do Governo do Estado”, ressaltou Juliana Brandão.
A modernização da AGV foi conduzida pela Gerência de Atendimento ao Contribuinte, em parceria com a Gerência de Tecnologia da Informação da Sefaz. O subgerente de Relacionamento Virtual da Sefaz, o auditor fiscal Carlos Roberto Silva Santos, lembrou que as melhorias realizadas na AGV devem tornar o atendimento ainda mais célere.
“O novo ambiente também permite que novos serviços sejam incorporados, o que deverá acontecer de forma gradual”, disse Carlos Roberto. O auditor fiscal alerta que, para a realização da atualização, a Agência Virtual funcionará até esta sexta-feira (18), e ficará indisponível no sábado (19) e domingo (20).
Como utilizar a Nova Agência Virtual?
A Nova Agência Virtual estará disponível para todas as empresas que têm Inscrição Estadual no Espírito Santo. O acesso poderá ser feito pelos respectivos responsáveis e contabilistas, por meio de conta verificada no Acesso Cidadão ou meio equivalente, como certificado digital (e-CPF e e-CNPJ) e conta “GOV.BR” (níveis prata e ouro). Para os contabilistas permanecerá a obrigatoriedade do uso de certificado digital.
Em caso de dúvidas e questionamentos, acesse o Fale Conosco da Receita Estadual:
https://s1-internet.sefaz.es.gov.br/faleconosco/categoria/Assunto/1302/Empresa/23