Na tarde desta segunda-feira (16), a Academia de Polícia Militar do Espírito Santo (APM) realizou a cerimônia de entrega do auditório “Coronel Rubens Miranda Barcellos (in memoriam)”.
Estiveram presentes na solenidade o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus; o subcomandante-geral, coronel José Soares de Oliveira Junior; o diretor de educação, coronel Glariston Fonseca Nascimento; o comandante da Academia de Polícia Militar, tenente-coronel Flavio Ribeiro Cavatti; além do gerente geral de segurança da Vale, Roberto de Barros; o gerente de segurança, Allan Cabral e o representante da segurança empresarial, Marcelo Morais.
As obras de revitalização do auditório foram realizadas por meio de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública (SESP), a Vale e a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). O investimento total foi de R$ 80 mil para a instalação do forro do espaço, além da montagem de oito aparelhos de ar-condicionado de 55.000 BTUs e a rede de transmissão e distribuição elétrica necessária para o funcionamento desses equipamentos. Adicionalmente, foi realizada a manutenção predial com um custo de R$ 60 mil.
O auditório, que tem capacidade para 320 pessoas, é o maior da Polícia Militar do Espírito Santo. O espaço será utilizado para diversas solenidades, palestras e eventos que fazem parte do processo de formação, qualificação e aperfeiçoamento de oficiais e praças da corporação.
Durante a cerimônia, o gerente geral de segurança da Vale, Roberto de Barros, destacou a importância da parceria entre a empresa e a PMES: “Quando estabelecemos qualquer parceria com a Polícia Militar do Espírito Santo, temos um único objetivo, que é atingir a sociedade. De forma direta ou indireta, estamos fazendo isso com esta obra”.
O comandante da APM, tenente-coronel Flavio Ribeiro Cavatti, reforçou o impacto do novo auditório: “Será o cenário de inúmeras solenidades, palestras e eventos importantes para o processo de formação e qualificação dos nossos militares. Este espaço será um local de celebração do esforço e dedicação de nossos oficiais e praças”.
Já o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, ressaltou o papel do auditório na formação dos militares: “Por este auditório passarão muitos oficiais e praças que receberão aqui a formação, o aperfeiçoamento e a habilitação para promover uma polícia cada vez mais humanizada e comunitária”. O cononel Caus agradeceu ainda pelo apoio da Vale, que desempenhou um papel fundamental nas melhorias estruturais do auditório o que se abre para o desenvolvimento dos militares.