― Advertisement ―

spot_img

Polícia Militar inicia implementação de novo sistema de comunicação no Sul do ES

Em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESP), a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) deu início, no último dia 09, à implementação de um novo sistema de comunicação crítica para acionamento de militares em serviço. O projeto começou no 10º Batalhão, responsável pelo município de Guarapari, e já está sendo expandido para a 9ª e 10ª Companhia Independente, cobrindo todo o litoral sul do estado. A iniciativa visa antecipar-se à alta demanda de ocorrências nessas regiões, que aumenta significativamente com a chegada do verão.

A próxima fase do projeto, já agendada para o próximo mês, contempla a implementação do sistema na região metropolitana e, posteriormente, no litoral norte e em parte da região de montanhas do estado, ampliando ainda mais a cobertura e eficiência da comunicação da PMES.

O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, destacou a importância do uso de tecnologias avançadas para o sucesso das operações da corporação. “O avanço das tecnologias que complementam e auxiliam o bom trabalho do Policial Militar deve ser tratado como prioridade pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), que conta com uma equipe técnica qualificada de militares atuando nos bastidores para apoiar, criar e elevar a PMES ao mais alto nível do que há no mundo tecnológico”, afirmou o Coronel.

O tenente Robson Cristo, responsável pelo Setor de Comunicação da PMES, explicou que o novo sistema, conhecido como Trunking, revolucionará as comunicações por rádio frequência da corporação. “O sistema Trunking supera o modelo antigo e já ultrapassado, oferecendo uma capacidade de transmissão e recepção de voz e dados de forma muito mais eficiente e econômica. Utilizando tecnologia de ponta, o sistema organiza de maneira lógica um grande número de usuários em uma rede de comunicação ordenada, possibilitando cobrir uma área territorial muito maior e oferecendo recursos avançados, como o compartilhamento de comunicação entre unidades da PMES ou com outros órgãos, como a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros”, explicou o tenente.

Com a implementação desse sistema, a PMES reforça seu compromisso em modernizar e aprimorar seus serviços, oferecendo uma resposta mais ágil e eficaz à população, especialmente em momentos de maior demanda, como durante a temporada de verão.